Cartório ajuda a inscrição e regularização do CPF

Desde a última quarta-feira (1º), o Cartório de Registro Civil de Itu, assim como todos os 836 demais do estado, estão realizando atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Isso possibilitará que os cidadãos possam inclusive regularizar seus documentos para fins de obtenção do auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal.

Para a Receita Federal do Brasil (RFB), o convênio amplia em quase 800% sua rede de atendimento no estado de São Paulo. Agora os Cartórios de Registro Civil irão cobrar uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7,00. Já os principais serviços feitos em Cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento, cancelamento no caso de óbito e alteração de nome por ocasião do casamento.

Segundo Gisele Lutero de Melo Costa, Oficial Substituta do Cartório de Registro Civil de Itu, “por ser o primeiro dia, ainda não fomos procurados por ninguém, mas acredito que a procura será grande, já que é mais um canal para as pessoas”. O serviço começa nesta quarta-feira e não tem prazo para terminar.

O Cartório de Registro Civil de Itu funciona na Praça Duque de Caxias, 46 e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábado, das 9h às 12h. Informações podem ser obtidas também pelos fones (11) 4013-1671 ou 4023-7711.