Casal ‘madruga’ na fila para votar no “Regente Feijó”

Eleitores fizeram fila em frente à EE “Regente Feijó”, no Centro de Itu/ Foto: Daniel Nápoli

No último domingo (07), cerca de 95 mil eleitores foram às urnas na cidade de Itu para as eleições gerais. Dos 122.660 eleitores aptos, 22,41% (por volta de 27 mil) não compareceram. Porém, entre tantas pessoas em seu exercício de cidadania, destaque para quatro delas, que de maneiras diferentes contribuíram para a democracia.

O mestre de obras Leonardo Soares, residente na Rodovia Castello Branco (SP-280), na divisa dos municípios de Itu e Araçariguama, quis ser um dos primeiros a votar na Escola Estadual “Regente Feijó”, ao lado de sua companheira, Patrícia Aparecida da Fonseca, de 42 anos.

Para isso, Leonardo acordou bem cedo. “Estamos aqui em frente à escola desde as 5h30. Além do desejo de ser um dos primeiros a votar, dependemos de ônibus e não queria perder a hora e a chance de votar”.

Patrícia, que ao lado do companheiro enfrentou duas horas e meia de espera para poder votar, aguardou com expectativa. “Esperamos mais saúde, segurança e educação de quem ganhar a eleição”.

Se um casal fez questão de madrugar, outro fez questão de votar mesmo não sendo mais obrigado. A dona de casa Terezinha Scaravelli Rodrigues, de 75 anos, comentou que mesmo o voto sendo facultativo a partir dos 70 anos, faz questão de exercer a cidadania. “Não deixo de votar, pois a nação merece o voto da gente. Merece a nossa contribuição para melhorá-la”.

Terezinha, que votou juntamente com seu esposo, o aposentado Antônio Monti Rodrigues, de 79 anos, na Escola Estadual “Professor Antônio Berreta”, disse que a votação foi tranquila. “Foi muito sossegado votar, cheguei e já votei. Agora é torcer para que o candidato de nossa escolha, que julgamos ser o melhor, possa ser eleito”.

Antônio comungou da mesma opinião. “Não presenciamos nenhuma briga e foi muito prático e fácil a votação. Não tinha fila nenhuma. Fizemos a nossa parte e não perdemos tempo nenhum com isso”. (Daniel Nápoli)