Centenas de fiéis participam da procissão em louvor a São Benedito em Itu

Por Beatriz Pires

Imagem do santo padroeiro dos cozinheiros foi levada pelas ruas centrais de Itu / Foto – Beatriz Pires

Aconteceu na tarde do último domingo (13) a tradicional procissão de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros. O trajeto foi feito pelas ruas centrais de Itu e contou com a presença de muitos fiéis que acompanharam todo o percurso rezando e cantando.

Antes da procissão houve missa festiva presidida pelo Frei Vanilton Aparecido Leme, pároco da Matriz de São Benedito, em Amparo/SP. “A comissão de festas daqui me convidou porque São Benedito é franciscano e eu sou franciscano, então eu vim para cá”. O frei ituano exaltou a presença dos fiéis que participaram do ato. “Muito bonita a procissão, um povo muito devoto. Achei que foi uma demonstração de fé e piedade do povo ituano e também uma demonstração de fé a São Benedito”, diz.

Célia e Elza participam há anos da procissão de São Benedito em Itu e região

As devotas Elza Mercedes Galvão Caetano, 81 anos, e Célia Regina Caetano, 54, mãe e filha, acompanham a procissão todos os anos. “A gente não perde um ano, todo ano estamos aqui. Batemos cartão até com chuva”, diz Célia. A tradição foi passada de mãe para filha. “É importante para demonstrar a fé da gente e a formação que a gente teve”, ressalta Elza.

Além da procissão em Itu, Elza e Célia participam em outras cidades que celebram o Santo em datas diferentes. “Nós vamos na procissão de São Benedito de Porto Feliz no dia 27 de janeiro agora e de Tietê em setembro. É tradição, é histórico”, enfatiza Célia.

Outra tradição é a presença da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo durante o trajeto, tocando músicas conhecidas pela comunidade católica. “A banda existe há 67 anos e sempre tocou nessa procissão”, relata o presidente Benedito Edson Moreira.