Cerimônia marca inauguração do Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini”

Por Daniel Nápoli

Descerramento da placa marcou inauguração oficial do Hospital Municipal na tarde de sábado

Durante as comemorações dos 409 anos da cidade de Itu, foi realizada na tarde do último sábado (02) a solenidade de inauguração do Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini”, situado na Rua Convenção, 550.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Itu Guilherme Gazzola (PTB), o presidente da Câmara Givanildo Soares (PROS), os também vereadores Mané da Saúde (PRB), Thiago Gonçales (PR), Macruz (PTB), Sérgio Castanheira (PSD), Henrique da Paula (PV), Dito Roque (Podemos) e Normino da Rádio (PHS), da secretária municipal de Saúde Janaína Guerino de Camargo e da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), dentre outros.

Durante a solenidade, que contou com a presença do Dr. Ênnio Chierighini, irmão do médico que dá nome ao hospital, Guilherme Gazzola, que esteve acompanhado da primeira-dama Patrícia Müller e demais familiares, falou sobre a importância da inauguração e enalteceu a atuação da secretária Janaína Guerino e de toda a equipe da Saúde, bem como empresários da cidade, que por meio de doações auxiliaram na aquisição de equipamentos.

Janaína destacou o trabalho da atual administração municipal e também comentou sobre a importância do hospital para o município. “Foi um trabalho incansável de muitas pessoas, que agora se tornou realidade”, declarou.

Giva também discursou e aproveitou para falar que a inauguração se tratou de um momento histórico, não deixando de tecer críticas a administrações anteriores. “É o primeiro hospital municipal em 150 anos. Isso não é pouco e garanto que vai ter gente que irá ‘torcer o nariz’ para algo tão importante para a cidade, que há mais de um século não foi feito”.

Após os discursos, o descerramento da placa marcou oficialmente a inauguração do Hospital Municipal, sendo ainda promovidas homenagens à Família Chierighini, proprietária do antigo Hospital Chierighini, que funcionava nas dependências onde a nova unidade de saúde ficará, bem como a empresários e demais autoridades que de alguma maneira, auxiliaram no processo de realização do nosocômio.

Ainda durante o evento, os presentes puderam conhecer as instalações do hospital, em visita monitorada. Ao Periscópio, Guilherme Gazzola comentou sobre o que significou a inauguração. “Compromisso. Dissemos que íamos fazer e fizemos mais. Fizemos o primeiro hospital nos últimos 150 anos. Um hospital de ponta,que vai desafogar significativamente as necessidades da população ituana. É um marco, que consolidou  o forte e comprometido investimento na saúde”.

Outras inaugurações
No último sábado (02), não foi somente a inauguração do Hospital Municipal que marcou o aniversário da cidade. Na manhã daquele dia, foi inaugurado o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) 10, situado no bairro Dona Tonica.

O local oferece para a população (de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h), atendimento médico (clínico geral, ginecologista, obstétrico e pediatra), odontológico e nutricional, além de serviço social e aplicação de vacinas.

O prédio possui três consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de reunião para grupos de diabéticos e hipertensos e ações educativas, uma sala de curativos, uma sala de vacinas, administração, recepção e sanitários.

Posteriormente, no período vespertino, foi inaugurado o Centro de Diagnóstico Cardiológico e o Ambulatório de Feridas, que se encontram nas dependências do Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM), no Parque Industrial.

No Centro Cardiológico, o paciente poderá ser submetido a exames de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), Holter/Eletrocardiografia Dinâmica e Teste Ergométrico. Já o Ambulatório de Feridas, conta com consultório e sala de curativos com laser e está à disposição de pessoas que necessitam de tratamento para feridas complexas.

3 comentários em “Cerimônia marca inauguração do Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini”

  • 06/02/2019 em 16:13
    Permalink

    Fiquei muito felizes por Itu. Somente lembrando que meu Pai, Ennio Chierighini, é filho de Emilio Chierighini que dá nome ao Hospital, e não irmão como noticiado !!!

  • 07/02/2019 em 16:25
    Permalink

    Mais uma vez a família Chierighini se destacando na área da saúde. Tenho muito orgulho em ter participado como parceiro para o seu sucesso médico. Parabéns à família e parabéns a Itu por poder contar com pessoas deste elevado nível. Mirto N. Prandini

  • 07/02/2019 em 18:09
    Permalink

    Houve um erro, somente, de. ENNIO CHIERIGHINI é filho e não irmão do Dr. EMILIO CHIERIGHINI.

Os comentários estão desativados.