Chapas apresentam-se para eleição da OAB-Itu

Está marcada para o próximo dia 29 a eleição para escolher a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 53ª Subseção – Itu. Duas chapas foram registradas, tendo Dr. Rodrigo Tarossi (Chapa 1 – OAB com um jeito novo) e Dr. Marcelo Teixeira (Chapa 2 – Renovar É Preciso) à frente. O Periscópio entrevistou as duas chapas. Confira:

Chapa 1: Alessandro Cardoso – Tesoureiro, Luis Fernando Clauss Ferraz – Secretário Geral, Rodrigo Tarossi – Presidente (OAB/SP 208.700), André Sbrissa – Vice-Presidente e Débora Gazeta – Secretária Adjunta

 

CHAPA 1 

JP: Qual motivo o levou a se candidatar?

Rodrigo Tarossi: Não existe um motivo específico, faço parte de um projeto. Um projeto que nasceu e amadureceu depois de inúmeras reuniões, pesquisas, debates, resultando num plano de gestão, do qual, com orgulho, fui escolhido para liderar.

 

JP: Como está constituída a chapa?

RT: Um dos motivos do orgulho em liderar nosso time é a qualidade dos nossos membros.

Acompanha-nos nesse desafio os advogados: André Sbrissa (vice-presidência), Luis Fernando Clauss Ferraz (secretaria geral), Alessandro Cardoso (tesouraria) e a advogada Débora Gazeta (secretaria adjunta). Além da qualidade e capacidade daqueles que aceitaram dividir esse desafio, tenho certeza que a amizade e união que impera entre nossa equipe serão o combustível necessário para alavancar o que traçamos no nosso projeto.

 

JP: Qual a principal proposta?

RT: Não temos uma principal proposta, temos um principal objetivo: que os nossos atos reflitam positivamente em toda a classe, não só na esfera profissional, mas também na esfera social. Atos esses decorrentes da implantação de um projeto, que tem como base a divisão da gestão em plataformas, dentre as quais: Plataforma Social, Plataforma Institucional, Plataforma Profissional e Plataforma Administrativa, geridas por comissões, conforme cada especificidade. São inúmeras as atividades de gestão dentro das plataformas, que vão desde um calendário social permanente, criação de escritório coworking, aplicativo corporativo da subseção, até a criação de um gabinete para tratar de assuntos institucionais. Para consultar nossos projetos e as propostas de gestão (na íntegra), acesse nosso site: www.oabjeitonovo.adv.br. No entanto, se fosse para elencar um objetivo específico, seria a conquista da sede própria da nossa subseção, no qual iremos batalhar incansavelmente.

 

JP: Como analisa a situação atual da OAB em Itu?

RT: Dentro do que propuseram, a atual administração fez o seu papel. São pessoas íntegras que têm meu respeito. Porém, queremos fazer diferente, queremos adotar um modelo novo, multiparticipativo, uma nova forma de gerir nossa subseção.

 

Chapa 2: Dr. Marcelo Teixeira – Presidente (OAB/SP 260.780), Dra. Daniela de Grazia – Vice-Presidente, Dra. Ana Carla Christofoletti – Secretária Geral, Dra. Sheila Santos – Secretária Adjunta, Dr. Tiago Borges – Tesoureiro

CHAPA 2

JP: Qual motivo o levou a se candidatar?

Marcelo Teixeira: Nascido em Itu e militante nesta Comarca, Formado em Direito no ano de 2005 (FADITU), com especialização em Direito Material e Processual do Trabalho, pela Uni Anchieta,  Doutorando em Derecho Y Ciencias Sociales, pela Universidade Nacional de Córdoba (Universidade Federal na Argentina),  venho de uma tradicional família de advogados aqui em Itu, dentre eles, colegas mais antigos e também mais novos. Desde 1998, período em que estagiei no Fórum de Itu, já acompanhava a evolução da Advocacia e, em todos esses anos, colhi experiências positivas e negativas para modificarmos o atual cenário vivido pela Advocacia. O que motivou-me a sair candidato à Presidência da OAB/ITU, além da contribuição voluntária e disposição objetivando sempre os interesses da classe, foi a real necessidade de renovação da forma de gestão da OAB, pautado na transparência e no resgate do prestígio que a Advocacia precisa, e isso somente é possível através de um processo democrático, com a união entre todos os colegas de classe, para que possamos agir em sintonia e efetivamente buscarmos a restauração e fortalecimento da instituição.
Somado a isso, e conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos colegas no dia a dia, tanto pelos mais antigos, como também pelos mais jovens, decidi contribuir para o melhoramento da classe.

 

JP: Qual a principal proposta da chapa?

MT: A Chapa 2 tem como projeto uma gestão compartilhada, com a integração de todos os colegas, tendo como uma das principais propostas a defesa intransigente das prerrogativas, de forma aguerrida, e com muita coragem, com colegas disponíveis para a atuação em defesa da classe, visto que por muitas vezes o advogado tem seu direito de trabalho tolhido, na contramão da Constituição Federal, garantindo a nós, que o advogado é indispensável a administração da Justiça! Partindo deste princípio, o advogado respeitado, é valorizado! Não podemos esquecer também do apoio ao jovem advogado para o fortalecimento e qualificação profissional, com palestras, cursos de capacitação, e ainda, um escritório compartilhado, coworking, onde poderão utilizar-se das dependências da Casa do Advogado para que possam atender os clientes, mediante a locação de horários com baixos custos. As demais propostas poderão ser acompanhadas em nossa página de Facebook, RENOVAR É PRECISO – CHAPA 2, e no site: www.renovarepreciso.adv.br.

 

JP: Como o senhor analisa a situação da OAB na cidade?

MT: Muito embora a OAB seja atuante, a Advocacia vem passando constantemente por mudanças. Nosso foco não é realização de críticas, seja a de nível Federal, Estadual e/ou local, mas sim, objetivando a integração entre advogados, e é neste ponto que iremos atuar, melhorando a qualidade de atendimento, tanto para a classe, como para a população ituana, que necessita de uma OAB atuante e disposta a resolver o anseio de todos.