Chuva danifica represa do São Miguel e prefeito pode decretar emergência

Gazzola acompanha trabalhos na zona rural (Foto: Divulgação)

A forte chuva que cai em Itu desde o final da tarde deste domingo (09) vem causando prejuízos, como pontos de inundação. O principal problema gerado foi na represa do São Miguel, responsável por abastecer boa parte da região do Pirapitingui, que foi danificada.

O vereador Normino da Rádio (Podemos) publicou em seu Facebook imagens do estrago ocorrido no distrito, seu reduto eleitoral. “Com o rompimento, o acesso ao bairro Quinta da Laranjeiras e outros também ficou comprometido”, escreveu ele.

Desde as primeiras horas do dia, equipes da Prefeitura e da CIS – Companhia Ituana de Saneamento trabalham para minimizar os problemas. O próprio prefeito Guilherme Gazzola realizou visita in loco, acompanhando o trabalho de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de manutenção da administração municipal.

“De imediato, orientei as equipes da CIS e Prefeitura para executarem ações emergenciais na captação do São Miguel para retomada do abastecimento de água da região do Pirapitingui. No final desta tarde iremos reavaliar a situação e, caso necessário, decretaremos emergência na zona rural”, declarou em rede social.

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Itu informou que houve alagamento na região do bairro Jardim Paraíso II, tratando-se de um caso isolado no perímetro urbano. A situação está sendo acompanhada pela Defesa Civil e Bombeiros.

A chuva também trouxe transtornos na zona rural com quedas de pontes e danos em estradas, além de alagamento no entorno da barragem do Eldorado. O volume de chuva acumulado durante a madrugada foi de 144 mm. Apesar disso, não houve vítimas.

Na região central, o sistema de drenagem pluvial suportou o grande volume de água e o escoamento ocorre normalmente, informa a administração. Quanto ao sistema de fornecimento de água, a estação do Fubaleiro, reinaugurada no início do mês após reforma, está operando normalmente.

Abastecimento
A CIS também divulgou mais informações referentes ao abastecimento de água. Na região central, os bairros atendidos pela Estação de Tratamento do Itaim estão com o abastecimento interrompido. São eles: Potiguara, Bom Viver, Santa Inês, Chácaras Florida, Vila Real R1, Uderico Ferrari, Jardim Oliveira e Itaim Guaçu. O abastecimento dos outros bairros da região central de Itu, supridos pela ETA do Rancho Grande, não teve interrupções.

A situação do Pirapitingui exige mais atenção por parte da CIS. Nas últimas 24 horas choveu 128 mm na região, ou seja, o correspondente a média de um mês. Neste momento, os bairros abastecidos pela ETA do Hospital estão sem abastecimento. São eles: Cidade nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Hospital do Pira, Alpes, CDM e AME. As operações da ETA do Portal do Éden seguem normalizadas mesmo após as chuvas.

Os técnicos da CIS seguem trabalhando de forma incansável para normalização de todo o sistema de distribuição. Novas informações devem ser divulgadas durante esta segunda-feira.