Cia. Cênica apresenta em Itu espetáculo gratuito que homenageia o samba paulista

Cortejo de rua que homenageia o samba paulista, seus compositores e intérpretes, o espetáculo “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, chega a Itu neste domingo (08), às 16h na Praça Padre Miguel, dentro da programação do 25º Festival de Artes, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é totalmente gratuita e o espetáculo tem duração de 50 minutos.

Foto: Neto Chiacchio

Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos estilos e origens deixaram os barracões e ganharam as ruas. Em homenagem àqueles que, com muito ritmo, resistência e poesia, compuseram a história do samba paulista, músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, neste espetáculo-cortejo que conta com a participação do público presente, uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

Após a apresentação, haverá bate-papo com o público sobre o espetáculo e o tema abordado. Nomes como Geraldo Filme, Dionísio Barbosa, Henricão, T. Kaçula, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, entre outros, estão presentes no cortejo, que conta com a participação do público e propõe uma viagem que tem como portos as raízes africanas, os encontros na Festa do Bom Jesus de Pirapora, os cordões carnavalescos, a institucionalização do Carnaval, a resistência do samba de raiz, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

O roteiro do espetáculo é de Simone Moerdaui e Fagner Rodrigues, direção de Fagner Rodrigues, orientação musical de José Maria Guirado e Márcia Morelli e elenco – e músicos – formado por Beta Cunha, Cássia Heleno, Clara Tremura, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Glauco Garcia, Jaqueline Cardoso, Márcia Morelli e Simone Moerdaui.

A apresentação de “Virado à Paulista” em Itu encerra a circulação iniciada em março pela Cia. Cênica, que envolve ao todo 12 cidades do estado de São Paulo. A circulação busca refazer os caminhos e descaminhos da história do samba paulista – das raízes do samba rural às formas assumidas nos dias atuais. Em Itu, a Cia. Cênica conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto da Cia. Cênica foi contemplado pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Também fizeram parte do roteiro as cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Itapira, Rio Claro, Piracicaba, Quadra, Tatuí e Capivari. O projeto pode ser acompanhado pelo site www.ciacenica.com.br.

Sobre a Cia. Cênica

A Cia. Cênica é um grupo de repertório criado em 2007 em São José do Rio Preto/SP que realiza pesquisas e ações culturais a partir dos eixos: o popular não apenas como linguagem e temática, mas como meios de produção e difusão cultural; dramaturgia autoral; música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e ocupação de ruas e espaços não convencionais.

Em sua trajetória, a Cia. Cênica foi contemplada em cinco editais do ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e em seis editais do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto/SP. Além disso, circulou com seus trabalhos por várias unidades do SESI/SP, via editais, como o Viagem Teatral, e por unidades e projetos especiais do Sesc, como o Circuito Sesc de Artes e a Mostra Sesc Cariri de Culturas.

A Cia. traz ainda em seu currículo a participação em importantes eventos internacionais de teatro, como o FIT Belo Horizonte, a Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e o FIT São José do Rio Preto, e diversos prêmios conquistados em festivais nacionais, como o FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa (PR). Cia Cênica na internet: www.ciacenica.com.br, Facebook (/cia.cênica) e Instagram (@ciacenica).

Foto: Vanessa Palmieri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *