Cidade é reconhecida em todo o Brasil através do grupo de Muladeiros de Itu

Embora a maioria dos ituanos não saiba, Itu sedia o maior Encontro de Muladeiros do Estado de São Paulo e o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas de Iporá/GO.

Atraídos por um verdadeiro desfile de belos animais e pela confraternização, amigos preservam a tradição tropeira tão orgulhosamente demonstrada por cada participante deste grande encontro.

Tudo começou quando, nos anos 1990, reuniu-se em Itu um grupo de amigos, amantes de muares e devotos de Bom Jesus de Pirapora, que realizou uma romaria ao Santuário, onde participaram cerca de 35 integrantes, somente montados em burros e mulas.

Os Muladeiros de Itu, como ficaram conhecidos, faziam anualmente essa peregrinação. Em julho de 2011, decidiram criar uma associação que passou a se chamar C.T.T.I. (Centro de Tradição Tropeira de Itu).

De lá pra cá, o número de participantes na Romaria dos Muladeiros de Itu só vem crescendo, sendo que em 2018 mais de 1.300 muares participaram da romaria vindos não somente de São Paulo, mas também comitivas de outros estados como Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A Romaria, que já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, acontece sempre no último sábado do mês de setembro.

Neste ano, se realizará no dia 28 de setembro, com saída às 9h da Ponte Nova, seguindo pela Estrada dos Romeiros. A parada para almoço será em Cabreúva, às 13h, com Costela de Chão e muita música sertaneja. Após o almoço, ocorre a partida para Pirapora do Bom Jesus, onde é realizada uma missa no Santuário às 19h30. Informações sobre o evento podem ser obtidas com Juliana pelo telefone (11) 97206-5377.

Um comentário em “Cidade é reconhecida em todo o Brasil através do grupo de Muladeiros de Itu

  • 26/09/2019 em 22:37
    Permalink

    Parabéns pelo trabalho da comissão estamos sempre juntos

Os comentários estão desativados.