Cidade tem mês recorde na geração de empregos, apontam os dados do Caged

O município ituano teve um mês recorde na geração de emprego em agosto, segundo dados do Caged – o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, órgão do Ministério da Economia que registra admissões e dispensas de empregados em todo o Brasil. Ao longo dos 31 dias do referido mês, foram 314 empregos gerados de saldo (admissões menos desligamentos).

Os destaques foram para os cargos de auxiliar de escritório e vendedor de comércio varejista. Já os setores que mais empregaram, os destaques ficaram com os setores de Serviços e Comércio. No acumulado de 2019, a cidade apresenta um saldo positivo em empregos gerados na ordem de 839, até o momento atingindo 87% do acumulado dos doze meses de 2018.

No passado, foram gerados 963 empregos depois de uma série histórica de anos com saldo negativo iniciada em 2013. Neste período, o destaque negativo foi o ano de 2015, que marca o início da crise econômica no Brasil. Naquele ano, foram 3070 demissões a mais do que admissões.

O resultado mostra que Itu foi a cidade da região de Sorocaba (são 15 computadas pelo Caged na microrregião) que mais gerou empregos no mês. Em seguida aparece Mairinque, que teve 134 de saldo positivo. Em terceiro está Salto, com 71 vagas geradas. A cidade sede da região, Sorocaba, teve o pior desempenho de todas no mês de agosto: foram 614 demissões a mais do que admissões.

Print do Caged de agosto em Itu

Setor varejista
Em agosto, o Estado de São Paulo criou 1239 vagas de emprego. O número mensal levantado pelo relatório da Associação Paulista de Supermercados (APAS), somado às contratações desde janeiro, representa o melhor resultado do varejo alimentar paulista desde 2015. O número é 3.501% maior se comparado ao mesmo período de 2018.

“Os resultados demonstram que a economia está se recuperando e refletindo em maior consumo nos supermercados O dado aponta que a projeção anterior da APAS, de nove mil empregos até o final do ano, deve ser alcançada ou até mesmo superada”, analisa o economista da APAS, Thiago Berka.

Em Itu, o setor vem mostrando crescimento também, com a recente abertura de uma unidade da rede Bom Lugar – cujos dados já refletem no Caged de agosto – e deverá aumentar ano que vem, com a inauguração da loja da rede Pague Menos.

O Caged
Os dados, que são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa, estão disponíveis através do link http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php. No mesmo endereço é possível consultar o índice de emprego desde 2007 de Itu e todos os demais municípios do Brasil.

O Caged foi instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da lei 4923/65, como forma de controle sobre as contratações e demissões via CLT. Através do Caged são analisados os processos de admissão e dispensa de trabalhadores que acontecem no período, sendo utilizado para apoiar medidas contra o desemprego.