Cidade tem uma das melhores gestões públicas do país, segundo índice do CFA

A cidade de Itu obteve destaque no do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e que foi atualizado em dezembro. Itu está 23º no grupo 8 do estudo, que avaliou os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 28.636.

  A gestão pública ituana recebeu 7,32 de IGM, com os seguintes desempenhos em cada dimensão: 7,84 em finanças (que analisa a disponibilidade de recursos e gestão fiscal dos municípios), 7,21 em gestão (que avalia as práticas de administração adotadas pelos municípios, considerando colaboradores, transparência e planejamento) e 6,90 em desempenho (que busca avaliar os resultados de políticas públicas para a sociedade, o índice avalia os seguintes fatores: educação, saúde, saneamento e meio ambiente).

Na mesma categoria, Indaiatuba lidera o ranking, com 8,11 de IGM. Na região, destaque também para a cidade de Salto, que aparece na 27ª colocação com IGM de 7,20. O Estado de São Paulo ficou com a melhor média no IGM-CFA, com nota 6,25. Já o lanterna do ranking estadual é o Amapá, com 4,16.

  O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

 A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM é atualizado anualmente.

  O IGM se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

  Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal  foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias nos municípios. A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de variáveis, cuja média serve de base para a criação dos indicadores. As médias dos indicadores criam as dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA.