Cinco temperos que você precisa conhecer

Sal e açúcar podem ser substituídos por sementes, ervas e raízes em sua receita. Conheça os benefícios

Foto – Tudo Saudável

 

Temperos naturais são conhecidos por oferecerem uma alternativa mais saudável ao excesso no uso de sal ou a formas de preparo prejudiciais à saúde – um refogado à base de ervas, por exemplo, pode ser bem mais saboroso e saudável do que uma fritura.

Muita gente torce o nariz para alguns temperos, como coentro ou pimenta do reino, e, por não gostar deles, acaba deixando temperos naturais de lado. Mas que tal dar uma segunda chance para o seu paladar e experimentar temperos diferentes que, provavelmente, você nunca usou, mas que trazem benefícios à saúde?

 

Conheça cinco deles:

 Gengibre seco: Conhecido por fortalecer a imunidade e por seus efeitos antiinflamatórios, principalmente contra infecções de garganta, o gengibre foi relacionado ao tratamento de dores musculares em um estudo recente. Deve ser usado com cuidado nos pratos por conta do seu ardor.

Gergelim preto: A diferença do gergelim preto para o normal é que o primeiro possui uma concentração maior de nutrientes, principalmente o cálcio. Você pode usar o gergelim preto em saladas, carnes e até sopas.

Tomilho: O tomilho é uma erva muito versátil e pode ser usada em praticamente qualquer receita. Contém ação antisséptica, protegendo o corpo das bactérias e é uma ótima opção para aliviar distúrbios intestinais, além de ser antioxidante.

Cúrcuma: A cúrcuma é o pigmento amarelo extraído de uma flor chamada açafrão e combina com peixes, arroz, massas e frango. Um estudo descobriu que a cúrcuma pode ajudar a destruir células cancerígenas na garganta em até 24 horas após a ingestão do tempero.

Mostarda em grão: Normalmente usada na forma de condimento, a mostarda apresenta muito sódio e conservantes quando consumida em sua versão industrial. Já a versão em grãos apresenta uma quantidade de nutrientes maior que a sua folha. Você pode acrescentar os grãos de mostarda a molhos, carne de porco e peixes.