Cine Boa Praça exibe filmes nos dias 18, 19 e 20 de outubro em Salto

Projeto cultural de cinema itinerante está na estrada desde o dia 22 de setembro e irá passar por oito cidades da região

A estrutura inflável em formato de claquete chama atenção de quem passa (Foto – Divulgação)

O projeto Cine Boa Praça, que leva a sétima arte para comunidades com pouco ou nenhum acesso a ações culturais diferenciadas, está em sua 5ª edição e desde setembro está percorrendo municípios da região de Sorocaba. Ao todo serão realizadas 36 sessões gratuitas de cinema em oito cidades (Sorocaba, Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora).

O projeto conta com o apoio da Sorocaba Refrescos – Coca-Cola, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (PROAC- ICMS), e com a parceria da Secretaria de Cultura da Estância Turística de Salto e das secretarias de cultura das outras cidades contempladas, e fará as últimas exibições em Salto nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

Para que a magia do cinema aconteça, é montada em cada praça uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das mais variadas idades. “Nosso objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população”, comenta Patrícia Savino, coordenadora do projeto.

O Cine Boa Praça prima pela qualidade dos filmes, sempre escolhendo histórias que possam divertir e fazer refletir. Em 2018, o público terá a oportunidade de assistir a produções de destaque, como “Viva – a vida é uma festa” e “Como Treinar seu dragão”. A temática comum é a batalha para seguir ideais e sonhos, mesmo que eles revolucionem tradições familiares. Também serão exibidos vários curtas nacionais, como “Cores e Botas” e “Parece comigo”, que trata de preconceito racial.

Antes de cada exibição são promovidas atividades culturais e brincadeiras que têm como objetivo recriar a atmosfera das narrativas que passam na tela. As crianças que participam das competições recebem brindes para brincar, além de livros relacionados à temática dos filmes.

A novidade deste ano é a realização de seis oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais. O objetivo é fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, como posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem, cenário, entre outros.

Os integrantes também terão a oportunidade de participar da produção de um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões públicas do projeto e nas redes sociais do mesmo.

O filme “Viva – A vida é uma festa”, com duração de 1h45, conta a seguinte história: Miguel é um garoto mexicano de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas, para isso, precisa enfrentar a desaprovação e o peso de um drama familiar. Determinado, ele viaja à Terra dos Mortos para desvendar um segredo passado de sua família e acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. Ele aprende que perseguir um sonho tem um preço e que muito pior do que estar morto é ser esquecido.

“Como treinar seu dragão”, com 1h33, conta a história de Soluço, filho do chefe dos vikings da ilha de Berk, que dedicam a vida a combater dragões. O menino também sonha em ser igual a todos do lugar e assim provar seu valor ao pai, apesar de ninguém acreditar muito na sua capacidade de lutar. Um dia, ele acaba acertando um dragão raro, o Fúria da Noite, mas, em vez de matá-lo, acaba se tornando seu protetor e até cria um artefato que possa substituir a asa quebrada do amigo. Ele então decide dar outro rumo à sua vida, e aí começam os conflitos com o pai e a luta para assumir suas escolhas.

Em “Cores e Botas”, Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 1980: ser paquita. Sua família é bem-sucedida e apoia seu sonho. Porém, Joana é afrodescendente e nunca houve uma paquita de sua etnia no programa da Xuxa. Após se deparar com a realidade racista do país, Joana descobre a fotografia e percebe o quão subjetiva pode ser a perspectiva de uma câmera, decidindo trilhar esse novo caminho.

Nos dias 18 e 19, respectivamente, os filmes “Como treinar seu dragão” e “Viva – A vida é uma festa” serão exibidos no Campo do Nações 2 a partir das 18h30. No dia 20, será exibido o filme “Cores e Botas” na Praça Euclides do Nascimento, também a partir das 18h30. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Informações: fcebook.com/CineBoaPraca e cineboapraca.com.br.