Cinerama: Arthur Rambo – Ódio nas Redes

Rabah Nait Oufella se destaca no filme (Foto: Divulgação)

Arthur Rambo, Drama, 2021
Direção: Laurent Cantet| Estreia dia 12 de maio nos cinemas

Nota: ★★★★

Lançamento que chega pela Vitrine nesta semana aos cinemas, “Arthur Rambo – Ódio nas Redes” é um ótimo filme sobre a cultura do cancelamento. Na trama, um jovem escritor descendente de argelinos está ganhando fama e sucesso com seu recém-publicado livro quando tweets antigos começam a ser revelados ao grande público.

Sob o pseudônimo de “Arthur Rambo” (em alusão ao Rambo de Sylvester Stallone e ao poeta Arthur Rimbaud), o personagem vivido pelo ótimo Rabah Nait Oufella publicou por anos conteúdo racista, misógino e até antissemita. Com a descoberta desses posts, tudo parece ir por água abaixo.

O diretor Laurent Cantet captou com destreza o senso de urgência em casos como esse (o filme se passa em apenas dois dias) e tratou de não apressar julgamentos. O protagonista não é vilanizado, mas também não é tratado como inocente – e a interpretação de Oufella ajuda nessa missão.

Em seus menos de 90 minutos de duração, o filme encontra espaço para uma discussão até que profunda sobre julgamentos precipitados e a hipocrisia das redes sociais. Uma obra que dialoga com o hoje e nos faz refletir sobre o amanhã, que abre brecha para diversas reflexões.

O filme foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastian, onde foi bem recebido e as questões contemporâneas do filme destacadas. “A decisão de trazer a história em apenas uma noite e dois dias traz o senso de urgência do tempo real”, escreve o Screen Daily.