Cinerama: Carro Rei

Matheus Nachtergaele tem atuação memorável (Foto: Divulgação)

Fantasia/Drama, 2021
Direção: Renata Pinheiro | Estreia dia 30 de junho nos cinemas

Nota: ★★★★

Taí o melhor filme nacional do ano – pelo menos até agora. E ele vem de Caruaru/PE. “Carro Rei”, da diretora Renata Pinheiro, traz uma miscelânea de gêneros para contar uma fábula sobre o poder das máquinas em nossa sociedade, em especial o automóvel. O filme chega aos cinemas em 30 de junho, com distribuição da Boulevard Filmes.

Na trama, um jovem chamado Uno (Luciano Pedro Jr.) tem o estranho dom de conversar com os carros. Quando uma lei impede a circulação de veículos com mais de 15 anos nas ruas de sua cidade, ele e seu tio (vivido em uma memorável atuação de Matheus Nachtergaele) começam a reformar as “latas velhas” – tendo como ponto de partida o antigo Uno da família, que originou o nome do jovem.

Só que o veículo vai ganhando cada vez mais inteligência e autonomia, preparando um plano de dominação. “Carro Rei” tem uma estética pop futurista, mas que ao mesmo tempo abraça o clima do sertão pernambucano. Sci-fi em sua essência, o filme aborda capitalismo selvagem e a exploração da classe trabalhadora, instigando o espectador do começo ao fim.

“É uma fábula sobre a condição humana num mundo cada vez mais antinatural e tecnológico. Quando nossa realidade parece se tornar cada vez menos verossímil, talvez não seja de todo absurdo a possibilidade de se vislumbrar no fantástico uma forma potente de fabulação crítica da realidade. O estranho, bizarro ou improvável, e também o que desperta o riso, são os principais aspectos políticos do meu filme”, define Renata Pinheiro.

Confira o trailer: