Cinerama: “Crimes do Futuro”, o estranho novo filme de David Cronenberg

Viggo Mortensen e Léa Seydoux em cena no estranho filme (Foto: Reprodução)

Crimes of the Future, Ficção científica/Terror, 2022
Direção: David Cronenberg | Em cartaz no Topázio Cinemas

Nota: ★★★★☆

David Cronenberg está de volta. Diretor de clássicos como “A Mosca”, “Crash – Estranhos Prazeres” e “Calafrios”, ele está de volta para um novo body horror que vem sendo aclamado pela crítica especializada: “Crimes do Futuro”, que será exibido pelo Topázio Cinemas e já pode ser conferido via streaming, na MUBI Brasil. O filme traz Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart em uma trama estranha do começo ao fim. 

E esse estranhamento é proposital, faz parte da essência de Cronenberg. “Crimes do Futuro” mostra que, em um futuro próximo, os humanos terão que aprender a conviver e se adaptar ao seu ambiente sintético. E o ambiente futurístico criado pelo diretor é sujo, deprimente.

Nesse cenário, já quem abraça o “trans-humanismo”, enxertando novos órgãos em seus corpos, e outros que tentam policiá-lo. Saul Tenser (Mortensen) é um artista mundialmente amado que abraçou esse novo estado de ser, resultando em alterações no seu corpo. Junto com Caprice (Seydoux), ele transformou a remoção desses órgãos em um espetáculo. Em meio a isso, uma subcultura surge e impacta a sociedade.

O filme abre discussões sobre o que é arte, o impacto da tecnologia em nossa sociedade e muitos outros questionamentos, contando com atuações impressionantes – principalmente de Mortensen. Mesmo com todo o estranhamento e cenas quase escatológicas, “Crimes do Futuro” é um grande filme que merece a atenção de todo amante do cinema.