Cinerama: Em Um Bairro de Nova York

In The Heights, Musical, 2021

Direção: Jon M. Chu | Nota: 3,5/5 | Em cartaz nos cinemas

De Lin-Manuel Miranda, criador do musical “Hamilton”, “Em Um Bairro de Nova York” mostra a realidade de uma comunidade latina na grande metrópole norte-americana. Uma gente que convive com a grana curta, discriminação e com o avançado processo de gentrificação na Grande Maçã. Só que nesta obra eles convivem com muita música.

      O filme tem um roteiro bem simples e diversos personagens, mas explora mais apenas alguns deles. A história se passa na maior parte em um dos finais de semana mais quentes do verão e em meio a um apagão – referenciando um blecaute real que ocorreu em NY nos anos 1960 e o clássico “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee.

      Toda a trama gira em torno do sentimento de pertencimento daquelas pessoas para o bairro que vai se apagando – removendo, também, suas raízes com a cultura originária. Essa discussão acaba esbarrando em certa estereotipação dos latino-americanos, o que pra mim é o ponto baixo do filme. Mas o resultado final da obra dirigida por Jon M. Chu (do ótimo “Podres de Rico”) é um musical leve, com um clima positivo e momentos de tocar o coração. Vale a pena conferir.

Curtinhas

• Harrison Ford machuca ombro durante gravações de “Indiana Jones 5”. Produção continua sem o ator enquanto a lesão é avaliada para determinar tempo de recuperação. • Jerry Seinfeld irá dirigir e estrelar “Unfrosted”, novo filme de comédia para a Netflix. História não-oficial sobre o homem que inventou o biscoito americano Pop-Tart é baseada em uma piada de um especial do comediante. • Torre do Terror, atração dos parques da Disney, irá ganhar filme estrelado e produzido por Scarlett Johansson.