Cinerama: “Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela”

Por André Roedel

Framing Britney Spears, Documentário, 2021
Direção: Samantha Stark | Nota: 3/5
Disponível no Globoplay

Um dos maiores sucessos do streaming atualmente é “Framing Britney Spears: A Vida de Uma Estrela”, produzido pelo jornal “The New York Times”. Esse enxuto documentário (tem apenas 1h14 de duração) perpassa as polêmicas na vida da diva do pop Britney Spears, culminando no processo de tutela aberto pelo pai, Jamie, em 2008.

A produção, que ganhou repercussão por conta da forte divulgação promovida pelo Globoplay, não aprofunda o tanto que deveria, mas sintetiza tudo o que resultou nesse momento – inclusive motivando o protesto #FreeBritney, mobilizado pelos fãs da artista contra a tutela.

O filme de Samantha Stark, e produzido por Jason Stallman, Sam Dolnick e Stephanie Priess, não entrevista os personagens principais – como o pai de Britney, que recusou-se, e a própria cantora, que não se sabe se chegou a receber o convite. Porém, com base em diversas pessoas relacionadas ao caso, consegue passar o necessário aos espectadores.

No fim, acaba sendo revoltante acompanhar como até mesmo uma promissora e talentosa artista – Britney, para que não se lembra, era uma das queridinhas da mídia no final dos anos 1990 – acabou sendo vítima de um sistema misógino e patriarcal, que destrói reputações e a sanidade mental dos alvos.

Curtinhas

• A Sony desenvolve a adaptação do jogo “Ghost of Tsushima”, do PlayStation 4, com Chad Stahelski, de “John Wick”, na direção. • Pierce Brosnan, o eterno James Bond, será o Senhor Destino no filme “Adão Negro”, da DC. O filme tem Dwayne “The Rock” Johnson no papel principal e ainda não tem data de estreia definida. • “Nomadland”, favorito ao Oscar, venceu  o prêmio do Sindicato de Produtores. O filme de Chloé Zhao é o mais cotado para vencer o prêmio principal da Academia.