Cinerama: It: Capítulo 2

Por André Roedel

Continuações de sucessos geralmente não são tão satisfatórias quanto o original. Isso porque, na tentativa de superar o primeiro, acabam exagerando na dose. Ou, como é o caso de It: Capítulo 2, o êxito do filme anterior foi tanto que o diretor Andy Muschietti parece ter recebido uma carta branca da Warner Bros. e fez com alguns problemas, mas que ainda assim consegue se sobressair.

De imediato, destaco o excelente elenco escolhido. Se no primeiro as crianças foram grandes revelações, neste segundo capítulo os atores adultos conseguiram captar com excelência a aura de seus personagens e entregaram grandes atuações. O destaque fica, com toda certeza, a Bill Hader.

Vivendo Richie, personagem interpretado por Finn Wolfhard anteriormente, ele dosa humor (comediante que é) com o medo, criando grande empatia com o espectador. James Ransone (Eddie), James McAvoy (Bill) e Jessica Chastain (Bev) também se saem bem.

Mas é no conjunto que está a força do filme. Unidos, os personagens do “Clube dos Otários” tornam-se a melhor coisa em It 2. Na trama, após 27 anos do ocorrido no primeiro longa, o grupo de amigos precisa voltar para a cidade de Derry para confrontar definitivamente o amedrontador Pennywise (Bill Skarsgard) – e revisitar traumas do passado.

O ponto negativo é o filme ter uma duração excessiva. As quase três horas de projeção poderiam ser facilmente reduzidas para cerca de duas caso o primeiro ato fosse melhor desenvolvido. Não chega a ser um defeito enorme, até porque o livro de Stephen King que deu origem aos longas, tem mais de mil páginas. Mas dava pra cortar algumas “barrigas”.

Outro ponto que não aprovei foi o pouco tempo de tela de Pennywise. O palhaço assassino deveria ter mais destaque, aparecendo tanto quanto os protagonistas – pois é ele que dá o tom do pavor. Quando surgia, a temível criatura causava o clima necessário e que justifica o subtítulo do filme original, de 1990: “Uma Obra-Prima do Medo”.

Dessa nova leva do cinema de horror, It é uma das obras que conseguem se destacar mais. Isso porque não escora seu potencial apenas nos jump scares e sustos gratuitos. Ela provoca medo mesmo, mas ao mesmo tempo tem uma leveza advinda de seus protagonistas e do bom humor do roteiro que faz toda a diferença, marcando o filme positivamente.

Se você for com a expectativa muito alta conferir o término da trama, talvez se decepcione um pouco. Mas, se você gostou do primeiro filme e está com a expectativa controlada, It: Capítulo 2 serve como um ótimo fechamento e merece ser visto no cinema.

Nota: ☆ ☆ ☆ ½