Cinerama: Luca

>>> Luca
Animação/Família, 2021
Direção: Enrico Casarosa | Nota: 3,5/5 | Disponível no Disney+

“Luca”, a mais nova animação disponível no Disney+, mostra as aventuras de dois amigos, Luca e Alberto, em um vilarejo na Itália. Mas a diversão dos garotos esbarra em um problema: eles são criaturas marinhas perseguidas pelos humanos. A partir daí, os dois partem para uma aventura repleta de confusões, imprevistos e muito companheirismo.

Dentre as recentes produções da Pixar, “Luca” é a mais infantil de todas. Não que seja um defeito, pelo contrário. Mas quem espera aquelas obras que tocam mais os adultos do que os pequenos pode se frustrar. Caso contrário, vai se ver preso numa história pueril de amizade e respeito às diferenças.

Isso porque consegue colocar, de forma bem sutil, um subtexto importantíssimo de diversidade, seja ela racial ou de gênero. Tudo isso em uma animação bem feita, com uma estética que remete aos filmes europeus e com uma direção afinada de Enrico Casarosa. Só não tem uma nota maior por não ser das histórias mais originais. Mas isso é o de menos. Assistam “Luca”!

Curtinhas • Bong Joon-Ho confirma que série da HBO será ambientada no mesmo universo de “Parasita”. Cineasta sul-coreano afirmou também que a produção será “muito genial”. • Zack Snyder desenvolve novo sci-fi para a Netflix inspirado em Akira Kurosawa e Star Wars. Projeto tem suas raízes em uma proposta antiga de Snyder para um filme de “Star Wars”. • Documentário sobre a vida de Val Kilmer ganha trailer pela Amazon. Produzido pela A24, longa-metragem será lançado em primeira mão no Festival de Cannes 2021.