Cinerama: “Meu Pai”

The Father, Drama, 2020
Direção: Florian Zeller | Nota: 4/5 | Disponível via aluguel digital

Antony Hopkins e Olivia Colman em cena de “Meu Pai” (Foto: Divulgação)

Por André Roedel

“Meu Pai”, filme indicado em seis categorias no Oscar deste ano, já pode ser conferido no Brasil através das plataformas de aluguel digital. O diretor Florian Zeller adapta sua própria peça teatral em um filme com atuações impressionantes de Olivia Colman e, principalmente, Anthony Hopkins – o veterano artista é favoritíssimo na disputa pelo prêmio de Melhor Ator, já tendo acumulado outras vitórias nesta temporada de premiações.

Na trama, Olivia interpreta uma filha que cuida com zelo de seu pai (papel de Hopkins), que vive em um apartamento em Londres, na Inglaterra. Mas ela então resolve mudar-se para Paris e contratar uma cuidadora para ele, que já apresenta os sinais da idade avançada.

A partir daí, o espectador assume totalmente a visão do personagem de Hopkins, que começa a presenciar coisas, no mínimo, estranhas. Num show de interpretação, ele então dá ao público a sensação de estar na pele de um homem que, aos poucos, vê a sua mente padecer.

Para acentuar essa sensação, Zeller troca elementos do cenário e utiliza da câmera para uma imersão ainda maior. Com isso, “Meu Pai” resulta numa verdadeira lição de empatia, com momentos de cortar o coração. Um filme que, definitivamente, nos faz refletir sobre a maneira que tratamos nossos idosos.

Curtinhas

• Hugh Jackman e Laura Dern irão estrelar novo filme de Florian Zeller, intitulado “The Son”. Filme será adaptação da peça de Zeller e Christopher Hampton. • Ryan Gosling será ator que sofre de perda de memória em “The Actor”, adaptação em estilo noir do Best-seller “Memory”, escrito por Donald E. Westlake. • Natalie Portman irá estrelar adaptação do livro “Dias de Abandono”, de Elena Ferrante, para a HBO. Com direção de Maggie Betts, longa já está em pré-produção.