Cinerama: Morbius

Jared Leto até vai bem no papel, mas o roteiro não ajuda (Foto: Divulgação)

Ação, 2022
Direção: Daniel Espinosa | Em cartaz no Cine Plaza

Nota: ★★

A Sony está tentando de todas as formas aproveitar ao máximo as propriedades da Marvel que estão sob sua tutela. Ela tem os direitos cinematográficos dos personagens do núcleo do Homem-Aranha. Tanto é que o Cabeça-de-Teia é vivido por Tom Holland nos filmes da Marvel Studios somente graças a uma parceria com a empresa japonesa.

E, depois do relativo sucesso (de público, não de crítica) de “Venom”, é a vez de “Morbius”, outro filme baseado num vilão do herói aracnídeo. Só que nessa obra protagonizada por Jared Leto já começamos com um personagem desconhecido do grande público. Na trama, o ator vive um médico com uma condição genética rara em busca de uma cura. Nisso, ele acaba se tornando uma espécie de vampiro que precisa de sangue humano para sobreviver.

O roteiro de “Morbius” é qualquer coisa, cheio de atropelos e clichês. Os efeitos são fracos, mas um momento ou outro de ação até empolga. Os produtores quiseram dar um ar de grandiosidade para uma história rasa – se explorassem o conceito de “O Médico e o Monstro”, tudo seria bem melhor.

A impressão é que o filme sofreu muito antes, durante a após as gravações, tendo interferências pesadas dos produtores que querem a todo custo reprisar o sucesso do universo compartilhado da Marvel – as cenas pós-créditos, totalmente perdidas e desconexas, evidenciam isso. Ou seja, “Morbius” é fraco. Mas, se você for ao cinema sem expectativa nenhuma e tratar o filme como o pastiche que é, até pode se divertir.

STREAMING

Drive My Car
O vencedor de Melhor Filme Internacional no Oscar 2022 poderia facilmente ser o Melhor Filme. É a prova que quando se trata de cinema, é preciso olhar além – das fronteiras territoriais, principalmente. E “Drive My Car” é a essência total do cinema. Sobre a história: dois anos após a morte de sua esposa, um ator de teatro é convidado para dirigir uma peça em um festival. Em meio aos ensaios, ele passa a reviver o passado, contando com a ajuda de uma jovem motorista. O filme brilhantemente dirigido por Ryūsuke Hamaguchi, baseado em um conto de Haruki Murakami, traz uma visão sensível sobre o luto com um ritmo lento, mas preciso. “Drive My Car” é, em síntese, sobre seguir em frente. Tem na MUBI Brasil. Nota: ★★★★★