Cinerama: “Nomadland”

Nomadland, Drama, 2020
Direção: Chloé Zhao | Nota: 4/5 | Em cartaz nos cinemas

Frances McDormand é favorita ao Oscar por sua atuação em “Nomadland” (Foto: Divulgação)

Por André Roedel

Um dos favoritos ao Oscar deste ano (que acontece neste domingo nos EUA), “Nomadland” mostra a vida dos nômades modernos que foram surgindo nos EUA após a crise econômica de 2008. Com uma cara de documentário e recheado de não-atores, o filme acaba sendo uma experiência das mais inusitadas e pode, com isso, conquistar a crítica – mas nem tanto público.

A protagonista é Fern, vivida pela ótima Frances McDormand (que já venceu o prêmio de melhor atriz por duas vezes, sendo a mais recente por “Três Anúncios Para um Crime”, vai brigar principalmente com as também ótimas Viola Davis e Carey Mulligan pela estatueta). Em seu furgão, ela pula de emprego em emprego, de cidade em cidade, aprendendo cada vez mais sobre esse estilo de vida nômade.

Por dirigir, roteirizar e editar, Chloé Zhao – a maior favorita pelo prêmio de direção e uma das mais promissoras cineastas de Hollywood no momento – tem controle total sobre sua obra, mostrando com um olhar atento essa nova América que surge nas estradas (e nos escombros do famigerado “sonho americano”) em um estudo de personagem poético e profundo. Um filme de difícil digestão, mas que vale a experiência.

Curtinhas

• Paul Dano e Kunal Nayyar se juntam a “Spaceman”, novo filme de Adam Sandler na Netflix. Carey Mulligan também está no elenco da ficção científica. • Gravações de “Furiosa” começam em 2022 e produção será a maior já feita na Austrália. George Miller traz um novo capítulo na franquia “Mad Max”, dessa vez um prequel de “Estrada da Fúria”, estrelado por Anya Taylor-Joy. • Joaquim dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson irão dirigir a sequência de “Homem-Aranha no Aranhaverso”. Filme tem estreia prevista para 7 de outubro de 2022.