Cinerama: Os melhores filmes de 2020

Por André Roedel

Sim, meus amigos, 2020 não foi um ano fácil. A pandemia causou e ainda causa tanta desgraça que é melhor esquecer os últimos meses. Para quem é fã de cinema como eu, ainda teve o agravante de ficar mais de sete meses com as salas fechadas. Foram poucos longas-metragens que conferi na telona este ano. Mas o streaming salvou um pouco da experiência e entregou obras muito boas, algumas excepcionais.

Como já vem virando tradição de fim de ano, vou listar os melhores. A lista reflete meu gosto pessoal, como eu sempre faço questão de frisar. Algumas produções podem ter tido notas boas logo após eu ter assistido, mas foram perdendo o encanto após algum tempo digerindo. Outras foram crescendo. Se não concorda com a posição de algum filme, fique à vontade para comentar. Mas não vou mudar a classificação só porque você quer, né?

Também destaco que, apesar de ser um ano que vi muitos filmes, algumas coisas passaram sem que meu radar percebesse. A correria deste ano, com a crise sanitária e as eleições, também me fez ficar semanas sem conseguir ver algumas obras. Por isso, peço que vocês indiquem filmes realmente bons que vocês tenham assistido para que veja nos próximos dias. Se gostar, acrescento na lista de menções honrosas.

Algumas outras regras: vale filme exibido no cinema ou streaming, mas tem que ter sido lançado em 2020 (às vezes o ano de produção é anterior, mas só chegou aos olhos do público neste ano). Alguns filmes lá do começo do ano, que estiveram na temporada de premiações, não entraram na contagem porque foram lançados originalmente em 2019. Diferente das listas passadas, documentários foram computados.

Agora, sem mais delongas. Confira a lista dos 10 melhores filmes, dos cinco piores e as menções honrosas deste difícil ano de 2020:

MELHORES FILMES

1) Destacamento Blood
2) Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
3) O Som do Silêncio
4) Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem
5) Borat: Fita de Cinema Seguinte
6) A Voz Suprema do Blues
7) Soul
8) Os Sete de Chicago
9) A Vastidão da Noite
10) Mulher-Maravilha 1984

PIORES FILMES

1) Bloodshot
2) Dolittle
3) Jovens Bruxas – Nova Irmandade
4) Por Lugares Incríveis
5) O Declínio

MENÇÕES HONROSAS

O Homem Invisível – Dias Sem Fim – Os Irmãos Willoughby – The Old Guard – Mulan – O Diabo de Cada Dia – O Dilema das Redes – Três Verões – Enola Holmes – On The Rocks – Tenet – Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo – Luta Por Justiça – Narciso em Férias – Casa de Antiguidades – Resgate – O Caminho de Volta – O Poço – Rede de Ódio.