Cinerama: Pânico

Scream, Terror/Slasher, 2022
Direção: Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett | Nota: 3,5/5 | Em cartaz no Cine Plaza

Quinto filme da franquia de sucesso dos anos 1990, o novo “Pânico” tinha como missão honrar o original e inovar ao mesmo tempo. E como faz isso? Usando da mesma metalinguagem dos longas anteriores – e de forma bem-feita. Na trama, após 25 anos do “Pânico” original, uma nova série de assassinatos volta a assustar a cidade de Woodsboro.

Mesmo sem o comando de Wes Craven (que foi o diretor dos quatro anteriores e faleceu em 2015), a produção consegue cativar ao brincar com as tentativas infinitas de reboots e sequências que se tornou Hollywood – numa clara autoparódia. E tudo isso sem esquecer o slasher.

A volta dos atores originais, como em “Star Wars: O Despertar da Força”, ocorre mais para cumprir o fan service do que agregar à narrativa, que é conduzida principalmente pelos novos personagens – alguns vão bem, outros nem tanto. 

O ato de se autorreferenciar a todo momento nem sempre funciona, mas de modo geral “Pânico” é um revival bem decente e que entrega o necessário para um filme do assassino Ghostface: muito sangue jorrando.