CIS finaliza obras da Adutora Mombaça

Para concluir as obras, a CIS irá interditar a conhecida ponte do bairro Santa Laura/ Foto – CIS/Divulgação

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informou ontem (20) que, após 17 meses, está concluindo até o dia 25 de julho (quarta-feira) as obras da adutora do Sistema Mombaça. A capacidade de captação de água bruta irá saltar de 80 litros de água por segundo para 280 litros – água que será destinada à Estação de Tratamento do bairro Rancho Grande.

“Esta é uma grande vitória de nossa administração. A adutora Mombaça, apesar de ter sido ‘inaugurada’, nunca foi concluída. Finalmente poderemos utilizar este sistema em capacidade máxima, o que vai melhorar o abastecimento de água da população. Além disso, com o suporte desta captação, podemos iniciar com segurança outras ações importantes em outros mananciais que abastecem a cidade de Itu”, destaca o superintendente da CIS, Vincent Menu.
Para concluir as obras, a CIS informa que irá interditar a conhecida ponte do bairro Santa Laura nos dias 23, 24 e 25 de julho. Os moradores desta região poderão se locomover até outros pontos da cidade por meio da Avenida Siro Palenga, que contorna o condomínio Campos de Santo Antônio. A passagem de pedestres está liberada.

Situação hídrica
A última análise feita pela CIS mostra que os sete reservatórios de água bruta que abastecem a cidade atingiram 67% de sua capacidade. Em maio deste ano, a capacidade média era de 81%.

As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 60% e 80%, respectivamente. No abastecimento da região central atuam as bacias do São José e Braiaiá, com 90%; Taquaral/Pirapitingui, com 75%; Gomes com 50% e Itaim, com 30%.

A situação preocupa os dirigentes da autarquia, já que Itu não registra chuvas significativas há mais de 100 dias. No primeiro semestre, choveu apenas 364 mm. A média desde 1988 é de 732 mm. Em 2014, ano da histórica crise no abastecimento de Itu, o volume foi de 484 mm.

“Ainda temos água, mas a previsão para os próximos 80 dias é de clima seco, com temperaturas acima da média para o inverno. Ou seja, o risco de racionamento de água é crescente e segue avaliado em nossas reuniões e pode ser uma alternativa”, pondera Vincent Menu.
Por conta da situação das barragens de captação, a CIS já fez a abertura e a transposição de reservas estratégicas. A companhia está realizando uma “força tarefa” desde o dia 9 de julho para regularizar o nível operacional de cada bacia.