CIS inaugura oficialmente as obras do Sistema Pirajibu e da Adutora Vila Ianni

Prefeito e diversas outras autoridades participaram da inauguração da Adutora Vila Ianni (Foto: Divulgação/CIS)

Em cerimônia transmitida por seu Facebook, a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) inaugurou na tarde da última quarta-feira (1º) o Sistema Pirajibu. A segunda captação perene de água de Itu teve sua obra iniciada em outubro de 2019 e contempla casa de bombas, cabine elétrica e 2,2 quilômetros de duas adutoras, sendo uma tubulação para passagem de água bruta e outra para distribuição de água tratada. 

Ao todo são até 117 litros de água por segundo chegando para mais de 40 mil pessoas que moram na região. Os bairros beneficiados são: Cidade nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Portal do Éden, City Castelo e Village Castelo.

No total, foram investidos aproximadamente R$ 2,7 milhões. “Em meio à pandemia, o trabalho da CIS não parou. O Sistema Pirajibu atesta o abastecimento de água na região do Pirapitingui durante o ano todo. Esta é mais uma conquista que a CIS trouxe para nossa cidade”, comemora o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL). 

Já o superintendente da CIS, Vincent Menu, destaca que o Sistema Pirajibu sustenta, no Pirapitingui, a mesma segurança hídrica que o Sistema Mombaça trouxe para região central de Itu. “Certamente a inauguração de duas captações de água que não secam durante períodos de estiagem é um marco da gestão da CIS em pouco mais de três anos”, pontua.

Adutora Vila Ianni

Já na última sexta-feira (03), a CIS inaugurou a Adutora Vila Ianni, que visa sanar problemas crônicos de abastecimento de água,  nos bairros Vila Ianni, Vila Mariah, Chácaras Primavera, Vila Progresso, Portal de Itu, Vila Bandeirantes, Jardim Padre Bento, Vila Padre Bento. São 2,7 quilômetros de tubulações a partir do complexo de reservatórios Vila Rica, com o objetivo de garantir água na torneira para mais de 20 mil pessoas.

No total, foram investidos cerca de R$ 2,8 milhões. A Adutora Vila Ianni atende a uma antiga reivindicação da população de Itu. “Estamos sem água há mais de 30 anos – foi assim que fui abordado por uma moradora da Vila Ianni na primeira edição do ‘Prefeito no Bairro’ feita na região. Acabado o encontro, já sabia que aqueles munícipes não poderiam esperar mais para ter água nas torneiras todos os dias”, conta Guilherme Gazzola.

Menu explica que o trabalho ainda não acabou. O projeto ainda contempla a construção de um novo reservatório de água tratada com capacidade para dois milhões de litros e a instalação de uma bomba na rede com vazão de 150 litros de água por segundo. “Somente a adutora resolve o problema de distribuição e abastecimento de água da Vila Ianni e bairros da região. Nos próximos anos, iniciaremos as próximas etapas do projeto que foram planejadas já pensando no crescimento demográfico futuro da região”, finaliza.