CIS informa: reservatórios de água em Itu chegam a 67% de sua capacidade total

Itaim é a represa com menor nível, com apenas 30% de sua capacidade/ Foto – Divulgação/CIS

A CIS (Companhia Ituana de Saneamento) informou que ontem (17) os reservatórios de água bruta que abastecem a cidade de Itu atingiram 67% de sua capacidade. As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 60% e 80%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do São José e Braiaiá, com 90%; Taquaral/Pirapitingui, com 75%; Gomes, com 50%; e Itaim, com 30%.

Ao JP, a autarquia também falou sobre os comentários referentes à falta d’água. “Durante a madrugada do dia 12, identificamos problema em bombas na captação de água bruta do Pau D’Alho. Com isso, o volume de água que chega até a Estação de Tratamento do Rancho Grande foi reduzido e alguns reservatórios de água tratada da cidade foram afetados: São Camilo, Paraíso I, Rancho Grande e Vila Rica. Por esta razão, tivemos instabilidade no abastecimento de água em bairros da região central de Itu”, informou a CIS.

“Quando solucionamos este problema na captação de água bruta, tivemos dificuldades para recuperar o nível de todos os reservatórios de água tratada. O abastecimento foi liberado e o consumo foi iniciado nas residências. Até que o nível dos reservatórios voltasse a um patamar confortável para abastecimento de todos os pontos da cidade, a equipe técnica da CIS realizou manobras que geraram os relatos de desabastecimento. Apesar dos problemas, trabalhamos para não deixar nenhuma casa sem água por mais de 24h”, prossegue a companhia.