CIS inicia obras de otimização do Sistema Mombaça e pede ampliação de outorga

Novas bombas e painéis elétricos foram transportados ao local da captação do Sistema Mombaça (Foto: Divulgação/CIS)

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento, neste mês, iniciou os trabalhos de ampliação e otimização do Sistema Mombaça. A primeira captação permanente de Itu receberá bombas e painéis elétricos mais potentes e modernos. Com os novos equipamentos, e outras melhorias hidráulicas, será possível extrair mais água com menor tempo deste importante manancial. Ou seja, será acelerado o envio de água da captação até a ETA do Rancho Grande. 

Atualmente o Sistema Mombaça supre quase 50% da demanda por água na região central de Itu (abastecida pelas ETAs Rancho Grande e Itaim). São extraídos até 250 litros de água por segundo desta captação. Contudo, a CIS já fez requisição para ampliar esta outorga para 700 litros de água por segundo junto às autoridades competentes. O pedido está em análise pelos órgãos competentes.

“Em 2014, as represas responsáveis pelo abastecimento em Itu secaram. Foi necessário contar com o suporte e a boa vontade de outras regiões para envio de água para a população. Em 2021, temos o cenário diferente, pois temos o suporte do Sistema Mombaça – captação perene, mesmo diante a pior estiagem dos últimos 91 anos”, destaca o superintendente da CIS, Reginaldo Santos. “Com as obras de ampliação da ETA Rancho Grande, e maior respaldo do Mombaça, estaremos ainda mais preparados para os períodos de seca”.

Barragem do Piraí

A CIS e a Prefeitura de Itu seguem participando das assembleias realizadas pelo Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI) para tratar da construção da nova barragem do Rio Piraí, que beneficiará o abastecimento das cidades de Itu, Salto, Indaiatuba e Cabreúva.

Este é um investimento de longo prazo, pois ainda existem trâmites legais e ambientais que precisam ser resolvidos. A nova barragem do Rio Piraí poderá fornecer até 180 litros de água por segundo para Itu, sem considerar o impacto de futuras estiagens. Sendo assim, será a terceira maior captação de Itu.

A primeira é a do Sistema Mombaça, que fornece 250 litros de água por segundo em qualquer época do ano. A segunda maior captação é a do Fubaleiro, totalmente reformada pela CIS em 2020, que também fornece 250 litros de água por segundo para abastecimento. No entanto, esta bacia precisa da recarga de chuvas para manter a vazão.