CIS troca canos de 110 anos no Centro de Itu

Cano encontrado na rede do Centro/ Foto: Divulgação

No começo desta semana, alguns munícipes reclamaram sobre falta d’água em suas residências, problema ocorrido devido o processo de troca de tubulações da região central da cidade. A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informou que a troca de canos deste trecho e as obras do Fubaleiro, que precisavam de paralisação, estava previstas para serem encerradas ainda nesta semana. Outras ações serão feitas ainda, “mas sem impacto no abastecimento por ora”.

Um morador do Bairro Brasil relatou que o mesmo ficou sem água por cerca de dois dias e que a população não fora informada sobre a obra. De acordo com a CIS, o abastecimento foi comprometido por dois dias para realização da obra na Rua Sete de Setembro, que consiste em uma interligação de uma nova rede na tubulação da cidade – o cano novo tem cerca de 100 metros. No momento, não há novas paralisações programadas para esse trecho e toda interrupção no fornecimento de água, programada ou emergencial, segundo a CIS, é comunicada no site cis-itu.com.br/notificacoes e sempre que possível no Facebook (/companhiaituanadesaneamento).

A autarquia informou que encontrou um sistema falho e sem as manutenções necessárias para garantir o abastecimento da população. Inicialmente a manutenção e/ou troca de tubulações, em sua grande maioria formada por canos originais da década de 1908, com 110 anos, será no Centro da cidade.

Para a CIS, um dos desafios está na renovação da rede de abastecimento de água e também a reforma dos antigos recalques, local onde a água bruta é coletada para tratamento e distribuição. Neste item, há a captação do Fubaleiro, inaugurada na década de 1960 e responsável pela entrega de 280 litros de água por segundo para abastecimento de Itu.

Nela foram feitas a reforma da casa de bombas, o reforço de fundação, troca das estruturas hidráulicas da captação e melhorias nas adutoras. Esta obra foi iniciada apenas após a inauguração da Adutora Mombaça, uma vez que o sistema possui capacidade de captação também de 280 litros por segundo de água.

“Encontramos um sistema precário, sem manutenção, com redes e equipamentos extremamente ultrapassados. Elencamos algumas prioridades, como o aumento de captação de água para abastecimento da população”, explica o superintendente da CIS, Vincent Menu, referindo-se à inauguração  do  Mombaça em plena capacidade, à ativação de poços para ampliar o volume de água nas redes e também ao desassoreamento da represa do Gomes.

 

Novos canos e etapas do processo

A CIS comenta que “os canos estão velhos e muitos deles enferrujados, o que prejudica a qualidade e a pressão da água”. “Uma nova tubulação melhorará, portanto, os serviços prestados pela CIS”, frisa, ressaltando que sempre seguiu padrões de qualidade estabelecidos por lei e realiza coleta de amostras em toda a cidade semanalmente. Os canos utilizados nos trabalhos agora são de PVC PBA, material mais moderno e que oferece menores riscos de vazamento, além de ser de fácil instalação, “com superfície lisa que assegura mínima perda de carga”.

Foram aproximadamente R$ 50 mil já investidos com recursos próprios. “A troca de redes melhora de forma direta nossos serviços prestados à população, com mais qualidade e pressão de água nas torneiras. No caso dos moradores da região central, a demanda era antiga e bastante cobrada”, encerra a autarquia.

 

Um comentário em “CIS troca canos de 110 anos no Centro de Itu

  • 03/12/2018 em 12:45
    Permalink

    itu parada total no tempo…
    cidade histórica que não desenvolve nem evolui!

Os comentários estão desativados.