Clínica de hemodiálise de Itu amplia de 2 mil para 6 mil atendimentos pelo SUS

As vagas passaram de 250 para 450, beneficiando diversas cidades da região metropolitana de Sorocaba.

A Clínica Lund de Nefrologia, em Itu, ampliou seu serviço de hemodiálise, em convênio com o SUS, para seis mil atendimentos mensais.  A média era de dois mil atendimentos por mês, o que indica que índices de atendimento triplicaram.

As vagas para o tratamento passaram de 250 para 450, beneficiando a população da região metropolitana de Sorocaba, que inclui 27 municípios, dentre eles Itu, Salto, Votorantim e Itapetininga.

Segundo o médico nefrologista e diretor da Clínica Lund, Yussif Ali Mere Jr., a clínica oferece um serviço regional pelo SUS e sua ampliação contribui para minimizar a crônica falta de vagas para hemodiálise na região. “Estamos trabalhando com 80 máquinas de hemodiálise suecas e japonesas, de alta performance, para atender aos pacientes cujos rins pararam de funcionar. A máquina retira o sangue, que passa por um filtro para retirar as impurezas, fazendo o papel dos rins”, explica o especialista.

Os pacientes com doenças renais crônicas devem procurar o serviço do SUS de sua cidade que, após avaliação e diagnóstico, deverá fazer o encaminhamento para as sessões de hemodiálise. Cada paciente deve se submeter a três sessões por semana de 4 horas cada para manter o organismo em funcionamento.

A doença renal crônica consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins, obrigando o paciente a se submeter a sessões de hemodiálise ou ao transplante dos rins. As principais causas são a hipertensão arterial e a diabetes.

No Brasil, a prevalência de pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos anos. Hoje, cerca de 120 mil pacientes encontram-se em tratamento dialítico no Brasil (2016/SBN), sendo 90% dos procedimentos feitos pelo SUS. Porém, mesmo com o aumento dos pacientes em hemodiálise, faltam vagas em todo o país. Do total de pacientes em hemodiálise no país, 24% ou 29.268 pessoas aguardam transplante dos rins.

A Clínica Lund está localizada na Rua Dr. Silva Castro, 176, Centro. Demais informações sobre os serviços oferecidos pela mesma podem ser obtidas pelo telefone (11) 4025-0386.

Um comentário em “Clínica de hemodiálise de Itu amplia de 2 mil para 6 mil atendimentos pelo SUS

Os comentários estão desativados.