Clube Atlético Juventus comemora seus 50 anos

Foto – Arquivo Uma das primeiras formações do Juventus em 1970. A partir da esquerda, em pé: Cicuite, Sur, Ditinho, Geraldo, Zé Carlos, Jade e Pedrinho. Agachados: Tota, Nezão, Osvaldinho, Varde e Sinho.

Este domingo (02) será um dia dos mais especiais na longa e gloriosa história do Juventus, já que estará comemorando nada menos que meio século de atividades. São 50 anos não apenas disputando os campeonatos na cidade, como também e muitas vezes, representando Itu em campeonatos estaduais.

 O Clube Atlético Juventus de Itu iniciou suas atividades em 1970, reunindo um grupo de amigos que tinha, como embrião, o União dos Ceramistas, que depois mudou para Congregação Aparecida e finalmente Clube Atlético Juventus.

Segundo João do Lote, um dos fundadores, o nome foi uma homenagem ao grande goleiro ituano Mão de Onça, que naquela época vestia a gloriosa camisa juventina da capital. O dia 2 de fevereiro, data da fundação, homenageia o aniversário de Itu.

 Estádio – O Juventus manda seus jogos no Estádio Wilson Bellon. O nome é homenagem ao filho de Walter Bellon, comerciante que tinha um armazém onde hoje funciona o bar do clube e onde se reuniam os jogadores, dirigentes e torcedores antes e depois dos jogos.

 Ponta direita, Wilson Bellon, ou Sinho (diminutivo de Wilsinho), como era conhecido, jogava e também era dirigente. Com sua morte prematura, o Juventus sentiu e ficou um tempo sem atividades, até mesmo porque não demorou muito e Walter Bellon também faleceu.

Passado algum tempo, o Juventus ressurgiu e um dos nomes que fizeram a retomada dessa história é José Luiz Ricci, o popular Tato, nome sempre muito ligado ao clube. Com o recomeço, praticamente do zero, uma nova história começou a ser escrita, voltando os dias de gloria e conquistas.

   Por intermédio de um decreto, houve a doação do terreno onde localiza-se hoje o Estádio Wilson Bellon. Com isso o campo ganhou alambrado, vestiários – e a partir de agora iluminação – para a felicidade dos juventinos, que já viram o time levantar por cinco vezes o título de campeão do Amador da Divisão Especial, a elite do futebol amador de Itu.