Coaching – O poder de se transformar

Encorajar, motivar e apoiar são os princípios do coaching, que hoje beneficia diversas pessoas e empresas ao redor do mundo com técnicas específicas e atualizadas

O coaching é um processo que visa organizar a vida de uma pessoa no momento presente e a planejar o futuro, utilizando-se de uma metodologia que aborda as questões pessoais e profissionais para alcançar os objetivos traçados e a qualidade de vida.

O coaching ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo e por pessoas que buscam uma evolução na carreira ou vida pessoal. Todo processo de coaching é desenvolvido entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), seguindo um procedimento e metodologia para garantir os resultados esperados. Neste método são identificados os pontos de melhoria e esquematizado um plano de ação, o qual é trabalhado a cada sessão para se alcançar os objetivos traçados.

O coach atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando as atitudes e o plano de ação de seu coachee. Também incentiva o seu crescimento, o aumento de capacidade, as habilidades, a conscientização de valores e o maior controle emocional por meio de técnicas que melhorem sua performance profissional e pessoal, levando o coachee a atingir o estado desejado, ou seja, aonde ele deseja chegar.

 

Quais os benefícios do coaching?

  • Aumento da autoconsciência e maior autodescoberta;
  • Melhor visualização de objetivos;
  • Vida mais equilibrada;
  • Níveis mais baixos de estresse e melhoria da qualidade de vida;
  • Aumento da confiança;
  • Habilidades de comunicação avançada;
  • Aumento do índice de conclusão de projetos;
  • Melhoria da saúde;
  • Melhores relações com colegas e com a família.

 

 

 

Em quais áreas o coaching pode ajudar?

  • Coaching de vida (Life Coaching): o coach de vida trabalha todas as dimensões da vida do coachee, como pessoal, social, financeira, saúde e relacionamentos. O processo do coaching auxilia o coachee a alcançar objetivos que muitas vezes sozinho não consegue executar, como por exemplo o cumprimento de uma dieta, a rotina de atividades físicas, a melhoria no relacionamento familiar etc. Sempre que necessário, o coach atua em conjunto com outros profissionais especializados, como nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, dentre outros, para alcançar as metas de seu coachee;
  • Coaching executivo (Executive coaching): a execução é focada a orientar executivos e líderes para a tomada de decisões importantes e na liderança de equipes. O coache acompanha o executivo em suas atividades, com plano de ação e comprometimento em suas decisões. Geralmente os coaches que atuam nessa área já possuem experiências em tomadas de decisões e liderança de equipes;
  • Coaching empresarial (Business coaching): os coaches concentram-se nas orientações nos assuntos voltados à construção e execução de metas, planejamentos, consolidação da missão e valores organizacionais, gestão de equipes, monitoramento de treinamentos e consultorias. Atua na melhoria da comunicação interna, nos relacionamentos empresariais e no fortalecimento da visão empreendedora;
  • Coaching de carreira: coach especializado para pessoas que buscam um emprego, uma recolocação no mercado de trabalho e escolha ou mudança de profissão. Ajuda o coachee a melhorar seu networking, analisar suas experiências adquiridas e buscar novos estudos para a evolução profissional. Esse é um dos nichos mais procurados hoje para sessões individuais;
  • Coaching esportivo: daqui surgiu o conceito de coaching, que é ligado diretamente ao esporte. Geralmente são atletas, jogadores ou até mesmo equipes esportivas que buscam, além do seu técnico, o coach para trabalhar emoções, pressão, comportamento e disciplina.

 

As sessões de coaching

O processo do coaching geralmente é realizado em sessões, de forma individual ou em grupos. Nelas são construídos os objetivos, os meios a alcançar e a validação do que já foi conquistado e o que falta ainda para alcançar. “A cada encontro, os coachees vão percebendo a evolução na sua vida pessoal ou profissional”, enfatiza Fernando Mora, acrescentando que “é preciso escolher um coach com as competências necessárias para o processo. Buscar profissionais com certificação de instituições reconhecidas e experiências na área em que atua”.

“Vale lembrar que o coach não atua como um psicólogo, como às vezes é confundido no mercado. O coach não é e nem pode atuar como psicólogo. Ele é um profissional que trabalha os pontos fortes do coachee, ajudando-o a chegar ao seu objetivo”, ressalta Fernando.

 

Quem pode ser um coach?

Qualquer pessoa que tem como objetivo melhorar sua vida pessoal e profissional e ajudar outras pessoas a conhecerem o melhor delas pode trabalhar com o coaching. É possível ser um advogado coach, dentista coach, médico coach, contatorcoach, psicólogo coach, dentre outras profissões.

Ter a formação em coaching permite ao profissional a potencialização da carreira profissional na área que atua. As técnicas e ferramentas do coaching irá proporcionar mais recursos para construir a própria evolução e a de seu cliente ou paciente. “Como qualquer outra formação, é necessário ficar atento e buscar uma instituição com reconhecimento e certificações”, finaliza Fernando, que hoje atua com formações de novos coaches e seu curso é reconhecido pelo Instituto Prudente de Moraes e possui a certificação internacional pelo IACT – International Alliance Coach Training.

 

Fernando Mora é Master CoachTrainer com sete certificações nacionais e internacionais, atua no mercado desde 2001 e atende empresas e profissionais em todo o Brasil com sessões individuais e em grupo, treinamentos de equipes e lideres, além de ser formador de novos coaches.