Colégio Divino Salvador participa de Programa Internacional na NASA

Alunos que participaram do programa internacional e da Jornada de Foguetes ao lado da professora Jossiara e do coordenador Ednaldo/ Foto – Daniel Nápoli

Recentemente, o Colégio Divino Salvador de Itu esteve com três de seus alunos na NASA, agência dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, participando de um programa de intercâmbio Internacional no Kennedy Space Center, próximo a Miami.

Os estudantes do Ensino Médio Luigi Grandi (2º ano), Fernanda Polaz (1º ano) e Breno Ferro (1º ano) estiveram ao lado da professora de Física da instituição Jossiara Moreno, do coordenador Ednaldo Piovezan, de três alunos do Colégio Divino Savaldor de Jundiaí e do Colégio COC – Santa Rosália de Sorocaba/SP.

Entre os dias 6 e 8 de novembro, os alunos fizeram curso de robótica ministrado por engenheiros da NASA e receberam um certificado de 46 horas de palestras; encontros e aulas teóricas não só de robótica, mas de outros desenvolvimentos que envolveram raciocínio lógico e prático.

“Foi a minha primeira viagem internacional e não poderia sair de jeito melhor. O pessoal ‘abraçou’ a gente, ficamos como uma família. Conseguimos uma interação social incrível com pessoas que nem conhecíamos”, disse Luigi. Para Fernanda, além do conhecimento, foi a oportunidade de representar a cidade de Itu e a instituição de ensino. “Foi uma oportunidade de levarmos o nome da cidade, o nome da escola e o nosso nome para outro país. Foi uma realização muito grande”.

“Se não fosse esse incentivo e investimento também e essa importância que a gente dá à língua estrangeira, não teriam aproveitado tanto e fizeram bonito. Fizeram amizades e ficamos muito surpresos com todo esse desempenho”, ponderou a professora de Física da instituição. 

Jornada de Foguetes

Antes da visita à NASA, o Colégio comemorou mais uma participação de destaque na Jornada de Foguetes, promovida pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, na cidade de Barra do Piraí/RJ.

Ao lado da professora Jossiara, as alunas Maria Clara Pacheco e Giovana Seratti (2º ano do Ensino Médio), formando a equipe Lynx, concorreram contra equipes de todo o país, que alcançaram mais de 100 metros nos lançamentos de foguetes. Assim como no ano passado, as representes de Itu terminaram com o troféu de vice-campeãs.

Ao JP, Maria Clara falou sobre mais uma participação. “A jornada de foguetes não é só competição, mas é muito mais a experiência de conhecer pessoas do Brasil inteiro, outras culturas, a realidade de outras equipes. Oportunidade de conhecer muito mais o Brasil do que a gente conhece na escola”.

Coordenador do Ensino Médio do Colégio Divino Salvador, Ednaldo Piovezan comentou sobre os resultados expressivos. “Em nome da direção, um orgulho muito grande acompanhar tudo isso. A direção está encantada pelo desempenho dos nossos alunos nesses programas tão importantes, significativos para a ciência, para o estudo, para pesquisa, no país e fora dele”, encerra. (Daniel Nápoli)