Colégio Monteiro Lobato: 28 anos de pioneirismo e educação de qualidade em Itu

Com turmas do berçário ao Ensino Médio, instituição se renovou ao longo dos anos, sem deixar de lado a preocupação com a formação integral e a autonomia dos alunos

Proposta pedagógica diferenciada, com profissionais altamente capacitados e espaço físico cercado pela natureza. Estessão os elementosque há 28 anos norteiam o trabalho desenvolvido pelo Colégio Integrado Monteiro Lobato, comandado pela educadora Celia Werner Rodrigues Barsotti.

Ensina Fundamental I – Colégio Monteiro Lobato

Fundado em novembro de 1989, o “Monteiro Lobato” iniciou oficialmente suas atividades em março de 1990, com apenasquatro turmas da pré-escola ao terceiro ano do Ensino Fundamental I. Ao longo dos anos, o colégio foi crescendo tanto em número de alunos quanto em espaço físico e colaboradores, até que, em 1998, implementou também o Ensino Médio.

Durante todo este tempo, a direção da instituição sempre zelou pelo princípio de oferecer formação integral, através de educação de qualidade e estímulo à autonomia de cada indivíduo. Com altos índices de aprovação nos principais vestibulares do país, o colégio conquistou o primeiro lugar no ENEM de 2016 entre todas as escolas de Itu, considerando as pontuações nas quatro áreas da prova objetiva e na redação.

 

Formação integral

Outros diferenciais do Colégio Integrado Monteiro Lobato são constatados no amplo espaço físico de 6.500 m2, que conta com salas equipadas com ar condicionado, duas bibliotecas, auditório, laboratórios, sala de música, quadra externa, ginásio de esportes com palco para atividades culturais eplayground coberto. Outro grande destaque é o bosque, protegido pela sombra de uma mangueira centenária, que abriga diversos brinquedos, incluindo a “Casa da Árvore”.

Com turmas do berçário ao Ensino Médio, o “Monteiro Lobato” ainda oferece o curso integral bilíngue, pioneiro em Itu. “Implementamos o projeto Bridge em 2006, após três anos de estudo e muitas visitas a diversas instituições de São Paulo.Algumas professoras também participaram de intercâmbios no Canadá durante a preparação. Estudamos diferentes propostas e criamos nosso próprio método, adaptado a nossa realidade”, pondera Celia.

Unidade parceira do renomado Sistema de Ensino Poliedro, o colégio adota também o programa “Escola da Inteligência”, maior método mundial de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, desenvolvido pelo psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, e integra a Comunidade Internacional de Cooperação em Educação criada pelo Mind Group, metodologia da Mind Lab Brasil queutiliza jogos de tabuleiro para desenvolver a socialização e o aprendizado.

Celia enfatiza que a preocupação em se manter atualizado às novas demandas e às transformações da sociedade faz do Colégio Integrado Monteiro Lobato um espaço de muita união entre pais, alunos, direção e colaboradores. “Sempre tivemos um perfil muito familiar, com pessoas unidas. Temos coordenadoras e professores capacitados, dedicados e que também prezam pelo vínculo verdadeiro. Isso se reflete diretamente na postura dos nossos alunos, que são engajados e envolvidos com o espaço escolar”, destaca.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984 e pelo site www.monteirolobato.net.