Com Donizetti André, Igreja Universal volta a ter representante na Câmara de Itu

Vereador Donizetti André (Foto: André Roedel)

Natural de Piracaia/SP, Benedito José Donizetti André, 59 anos, foi eleito para seu primeiro cargo público nas eleições deste ano, quando obteve 1.190 votos e obteve uma das cadeiras de vereador de Itu pelo Republicanos – partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Donizetti André, aliás, é pastor há 36 anos da denominação cristã evangélica e neopentecostal fundada por Edir Macedo – hoje ele está licenciado.

Aos 17 anos, ele foi morar na capital paulista, onde se aproximou da religião. “Foi ali que eu entrei na igreja, ali na Vila Mariana. Fui me aprofundando, virei pastor. Viajei por vários estados do Brasil”, conta Donizetti, destacando o lado social da Universal. “A igreja tem esse lado social em presídio, fundação CASA (antiga FEBEM), asilos, trabalho de comunidade. E a gente está sempre engajado nisso”, diz.

Casado e pai de um filho, ele conta que a igreja leva o “alimento espiritual”, mas colabora com outras necessidades. “Quando uma pessoa está detida, a família também está detida”, argumenta sobre a situação prisional. “Todos os pastores da Igreja Universal são envolvidos em trabalhos sociais. Ressocializar as pessoas é um alvo nosso. A gente acredita que as pessoas são capazes de mudar”, afirma o vereador eleito, que acredita que o poder público poderia fazer mais. Por isso o ingresso na política: trabalhar mais.

Agora, com a pandemia, Donizetti afirma que esse trabalho social será ainda mais necessário para amparar quem perdeu o emprego. “Assim eu pretendo trabalhar com os demais companheiros nossos, para dar essa assistência”, comenta o pastor, que conheceu Itu por conta dos irmãos, que trabalhavam em cidades da região.

“Já nasceu uma amor pela cidade”, explica ele, que está atuando entre Itu e Sorocaba há três anos. Donizetti diz que é bem aceito em bairros periféricos de difícil acesso, como Vale das Brisas, Eldorado e Vila da Paz. “Eu sempre vou lá. Muitas vezes eu fui levar roupas, alimentos, levar a Bíblia Sagrada”, conta. “Esse trabalho que a igreja faz nos dá uma ponte para nós agregarmos no poder público”.

Segundo ele, a Igreja Universal sempre teve representantes no Legislativo ituano – como Nair Langue e Antonio Sergio Xavier. “E agora a igreja me colocou e deu certo. O povo aceitou bem, tanto o da igreja quanto o de fora dela”, explica Donizetti. “Estão acreditando que eu posso contribuir. Porque vereador é assim: um vem e contribui um pouco, outro vem e contribui mais um pouco. Todos têm que contribuir para ver essa cidade desenvolver”.

O vereador eleito, que considera Itu uma cidade bem receptiva, afirma que já conversou com todos os colegas que irão compor a Casa de Leis. “Estamos conversando, tanto com o pessoal do atual prefeito quanto o pessoal que veio disputando pela oposição, e a gente está se reunindo para chegar no dia 1º e decidir quem vai ser o presidente da Câmara. Só sei que eu não sou, porque estou aprendendo”, brinca Donizetti.

Sua campanha foi difícil por conta do distanciamento social, comenta Donizetti. “Você tinha que chegar na pessoa com uma certa distancia, com máscara. Querendo dar uma abraço na pessoa e não pode. A parte mais difícil foi essa”, diz. Eleito pelo grupo de Rita Passos (MDB), ele comenta que esteve em reunião “proveitosa” com o prefeito Guilherme Gazzola (PL) e quase todos os demais novos parlamentares.

“O meu partido, o Republicanos, é conservador, não é extremista radical. Somos abertos ao diálogo. Tudo que é bom para o povo nós temos que nos unir, estar juntos. O que não é bom para o povo, a gente tem que trabalhar, conversar e ver uma forma de mudar. Se não tiver jeito, não tem como a gente votar um projeto que não seja bom para o povo”, declara ele sobre como será sua atuação legislativa.

Além da questão social, Donizetti André pretende focar no trabalho com a juventude durante seu mandato. “Nós acreditamos muito nos jovens. Quando a gente vê um jovem chegando na igreja, a gente já pensa: ‘quem dera que mais tarde ele seja um pregador’. E os três pilares para o caminho de um jovem é colocar ele numa religião, colocar ele no esporte – e eu acredito que o esporte ajuda muito a recuperar os jovens –, e estudo”, declara. “Nós acreditamos que o futuro desse mundo é a juventude”.

Mesmo com um forte discurso religioso, Donizetti André diz que é preciso respeitar todas as crenças e que acredita que “a política é a arte de fazer o bem, não importa pra quem”. O vereador eleito ainda comenta que seus votos vieram de pessoas de diversas religiões, de católicos a espíritas, influenciadas por amigos. “Eu agradeço essas pessoas que me deram essa força”.

Donizetti André acredita que tudo será um aprendizado e espera pegar experiência no primeiro ano de Câmara. Ele pretende se candidatar novamente. “Pretendo continuar até o dia que o povo ituano falar assim: ‘para, vamos substituir você’”, afirma ele, que declara-se um defensor da família. “Família é tudo”.

3 comentários em “Com Donizetti André, Igreja Universal volta a ter representante na Câmara de Itu

  • 21/12/2020 em 17:10
    Permalink

    Excelente matéria sobre os novos vereadores Eleitos. Parabéns ao jornal – Periscópio.

  • 21/12/2020 em 17:11
    Permalink

    Excelente matéria sobre os novos vereadores, parabéns ao Jornal Periscópio.

  • 21/12/2020 em 17:14
    Permalink

    Parabéns ao jornal pela matéria com os novos vereadores.

Os comentários estão desativados.