Com onda de frio, entidades de Itu pedem acolhimento para os moradores de rua

Poder Público explica que tem feito ações de acolhimento durante a onda de frio (Foto: Divulgação)

Nesta semana, uma nova onde de frio derrubou as temperaturas em boa parte do Sul e Sudeste do Brasil e na cidade de Itu não foi diferente, com os termômetros chegando a marcar 4ºC. Se para as pessoas que possuem moradia e podem ter uma boa alimentação em seu lar, juntamente com sua família, estão sofrendo com o frio, imagina então as pessoas em situação de rua?

Nas redes sociais, membros de ONGs e demais populares fizeram diversos posts solicitando que, assim como foi feito em outras cidades, a Prefeitura fizesse um acolhimento a essas pessoas em ginásios municipais, como foi feito na Associação Atlética Ituana em 2019.

O Periscópio conversou com Karina de Almeida, cofundadora do grupo Anjos do Resgate, que antes da pandemia promovia a entrega de marmitas em diversos pontos da cidade, uma vez por semana. Agora a situação mudou, já que alguns grupos pararam com ações no período. “Agora, entregamos na terça e na sexta-feira enquanto os outros grupos não voltarem”, destaca ela.

O grupo, também nas redes sociais, solicitou à Prefeitura que disponibilizasse um espaço de acolhimento. “Entregamos por volta de 160, 180 marmitas por dia e agora nesse frio, estamos extremamente preocupados e tentando de alguma forma que a Prefeitura os acolhesse”, explica Karina.

“Recebemos algumas informações de que eles (Poder Público) têm um abrigo montado, mas infelizmente não suporta nem metade deles. Esse abrigo tem 20, 15 vagas e nós temos pelo menos 150 na rua. Nós cobramos em redes sociais uma resposta melhor, como foi feito há dois anos, ajudamos inclusive, mas infelizmente a gente não conseguiu essa flexibilidade”, acrescenta a voluntária, que também buscou apoio de empresas e tem realizado campanhas de doação.

Em caráter emergencial, o grupo Anjos do Resgate saiu às ruas em caráter emergencial nas últimas noites para distribuir gorros e meias. Sobre o insucesso em conseguir um espaço mais amplo junto à administração, Karina esclarece. “Não é uma crítica, um ataque, de forma nenhuma queremos briga com a Prefeitura. É mais uma questão de conscientização mesmo, foi apenas cobrança como cidadãos”.

Karina conta que esteve em contato com o padre Ton Ferreira, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, e que o mesmo auxiliou na noite da última quinta-feira (29) no acolhimento de 50 pessoas em situação de rua na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, situada no Jardim Alberto Gomes.

Esclarecimento

O JP questionou a Prefeitura de Itu a respeito da situação das pessoas em situação de rua e as ações promovidas nesta onda de frio. A atual diretora da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e futura comandante da pasta (a partir de agosto), Alzira Guimarães comentou que “ações foram intensificadas pela Prefeitura para esses dias de frio intenso, com o objetivo de orientar e acolher as pessoas em situação de rua”.

De acordo com a Prefeitura, atualmente a cidade conta aproximadamente com 130 pessoas em situação de rua, sendo que a maioria da população de rua é formada “por migrantes, que migram para o município e passam um ou dois meses”.

Sobre o acolhimento, a administração municipal reforçou a respeito da abertura do abrigo emergencial, que desde o início deste mês recebe, em média, 25 pessoas por dia. No entanto, o número varia conforme a demanda. “Importante ressaltar que não se trata de albergue, mas sim de um local para receber pessoas que utilizam as ruas como moradia”, destaca a Prefeitura, em nota.

O abrigo emergencial é localizado na Rua 21 de Abril, 290, no Centro, com a pessoa maior de 18 anos podendo entrar às 18h e sair até as 8h do dia seguinte. “Elas recebem alimentação, fazem a higiene pessoal e passam a noite. Na manhã seguinte, são encaminhadas ao Centro Pop (Rua Manoel Silveira Camargo, 151, Vila São Francisco), onde recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de fazerem toda a higiene pessoal e lavarem suas roupas”, explica.

“Para ir ao novo espaço de acolhimento emergencial, a pessoa em situação de rua passa pela equipe técnica no Centro Pop e recebe um encaminhamento para poder entrar no abrigo. O Centro Pop conta também com um médico que a cada 15 dias faz consulta, acompanhamento e encaminhamento para a rede de serviço”, acrescenta.

O Periscópio questionou ainda sobre a existência de um trabalho específico para os próximos dias, com a administração municipal esclarecendo que “ações foram definidas entre a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, a GCM Itu e a Defesa Civil para esses dias de muito frio”. “As equipes de educadores sociais assistem estas pessoas diariamente e mais cobertores e agasalhos serão distribuídos, com a ronda intensificada”, segue nota.

“A sociedade civil também pode fazer a diferença para as pessoas em situação de rua  de Itu. Instituições que tenham espaço para acolher essa população podem exercer o papel social. Muitas vezes, essa população tem um vínculo com as pessoas de uma comunidade e  se sentem mais à vontade acolhidas por ela, ao invés de irem até um acolhimento público”, encerra.

Além da resposta acima divulgada pela Prefeitura, de acordo com o apurado pela reportagem do Periscópio, mesmo que a demanda do abrigo emergencial seja maior do que as 25 vagas ocupadas diariamente, essas pessoas serão acolhidas. E quanto a não abertura de um ginásio municipal, a procura teria sido pequena e, além disso, não seria um local apropriado, pois á bastante frio.

Como ajudar

Aos interessados em auxiliar com a doação de roupas, coberturas, alimentos ou materiais de higiene pessoal, podem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até a sede do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), à Rua Capitão Sílvio Fleming, 436, Vila Nova ou na unidade do Funssol que funciona nas dependências da Subprefeitura Regional do Pirapitingui.

Já em dias e horários da vacinação contra a Covid-19, os interessados podem ir até os postos de arrecadação da campanha Juntos Por Itu. Já para conhecer um pouco mais sobre o projeto e obter mais informações para auxiliar em doações ou voluntariado para o Anjos do Resgate, acesse o Facebook (facebook.com/anjosdoresgateitu), Instagram (@projeto.anjosdoresgate) ou WhatsApp (11) 98546-4861.