Com quase 40 pontos de vantagem, Ituano vence o Pró-Esporte pelo Paulista

Palmira, com a bola, foi a cestinha do jogo / Foto – André Roedel

O Ituano Basquete venceu neste domingo (23) o Pró-Esporte de Sorocaba pelo placar de 97 a 58. A partida,realizada em Itu, registrou a segunda vitória da equipe ituana no Campeonato Paulista, ambas em casa. A cestinha do jogo foi a ala Palmira, do Ituano, com 22 pontos.

O Pró-Esporte abriu o placar no jogo, mas o Ituano logo assumiu a frente e fechou o primeiro quarto em 24 a 13. No segundo quarto, a equipe de Itu marcou mais 24 pontos, enquanto o time sorocabano anotou 17, levando a partida para o intervalo em 48 a 30. Foi no terceiro quarto que o Ituano abriu larga vantagem sobre a equipe visitante, registrando 29 pontos contras apenas 11 do Pró-Esporte, terminando com a parcial de 77 a 41.

Apesar da grande diferença no resultado, o técnico Antônio Carlos Barbosa afirma que esse não é o principal ponto do desempenho da equipe. “Uma vitória elástica, um placar alto; um bom aproveitamento ofensivo, no defensivo algumas falhas ainda. Mas a equipe vem melhorando, não é pelo placar, é pelo volume de jogo, pela rotação das jogadoras, porque vai aumentando o tempo de algumas na quadra e diminuindo o de outras”, afirma o treinador.

Além de Palmira, outras grandes pontuadoras da equipe ituana foram a ala Luana, com 19 pontos, e a pivô Kelly, com 16. A líder em assistências foi a armadora Joice, com 9 passes. Pelo lado sorocabano, a maior pontuadora foi pivô Milena, com 12 pontos.

Essa, inclusive, foi a primeira vez que o Ituano enfrentou suas ex-jogadoras Milena e a armadora Aruzha. “Basquete é isso: uma hora está aqui, uma hora em outro lugar, nos encontramos aqui, mas sempre com o máximo de respeito e torcendo para que elas sigam o caminho delas bem”, fala o técnico Barbosa sobre esse reencontro.

Com três derrotas e duas vitórias no Estadual até aqui, o treinador do Ituano acredita na constante evolução da equipe. “Na liga, por exemplo, nós perdemos os quatro primeiros jogos, aí crescemos na competição. Então Paulista é a mesma coisa, tem que ter paciência, ter calma nesse momento de esperar o time se encontrar, assimilar tudo que está sendo passado, os conceitos do jogo, as jogadoras ficarem menos cansadas e fisicamente ficarem melhor. E com isso, a tendência da equipe é crescer”, defende Barbosa.

O próximo confronto do Ituano ocorre também em casa, contra o Santo André/Apaba, na quinta-feira (27), às 19h, na Associação Atlética Ituana (Praça Conde de Parnaíba, 168 Centro de Itu).