Comarei passa por momento de dificuldade com redução de materiais coletados em Itu

De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apesar de 30% de todo o lixo produzido no Brasil ter potencial de reciclagem, apenas 3% é reaproveitado. Em Itu, a coleta seletiva realizada pela Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) também passa por dificuldades.

“Ainda tem uma baixa adesão das pessoas sobre o sistema de coleta seletiva, muitas destinam o seu material de forma errada. As pessoas precisam ter a consciência de que o material reciclável não é lixo. Material reciclável é dinheiro, esse material gera trabalho e gera renda”, ressalta José Soares da Silva, diretor financeiro da Comarei.

Além da destinação incorreta dos materiais, ele aponta a crise econômica como um dos fatores para a queda do número de resíduos coletados. “Isso acarreta em queda do consumo e que, por consequência, diminui também a quantidade de resíduo gerado na cidade”.

Outro ponto é referente aos catadores não cadastrados dentro do sistema cooperativista. “A nossa maior preocupação é aquele catador que muitas vezes vem de outra cidade com algum tipo de veículo e que passa no dia de coleta seletiva programado para a Comarei e pega o material antes do caminhão passar”, afirma. Já os catadores de rua, segundo José, não causam tantos efeitos negativos. “Esse não é o nosso maior concorrente, embora ele tenha um certo impacto também na coleta seletiva”.

Por conta do desequilíbrio causado na coleta, foram necessários alguns reajustes dentro da Cooperativa. “Para a gente manter uma retirada superior a um salário mínimo, que é previsto em legislação, nós tivemos que readequar a quantidade de pessoas que trabalham no sistema. Nós tínhamos há dois anos 65, hoje nós temos 45”, diz. A mudança aconteceu também na quantidade de material coletado. “Chegamos a arrecadar até 300 toneladas/mês. Hoje a gente está coletando em média 220, 230 toneladas, então houve uma grande redução”.

 

Conscientização

Apesar de oferecer a coleta seletiva em 100% da área urbana de Itu, a Comarei não tem um retorno expressivo da população e, por isso, faz também o trabalho de conscientização. “Nós temos hoje um trabalho voltado com as escolas municipais onde é feito todo o trabalho de conscientização ambiental, uma parceria junto com a Secretaria do Meio Ambiente com o Poder Público de levar conhecimento”, conta.

O diretor da Cooperativa ressalta a importância da destinação correta. “Eu queria ressaltar a conscientização das pessoas em destinar corretamente esses resíduos, pensar no próximo, pensar que muitas pessoas precisam desses resíduos e isso gera trabalho e renda. Muitas famílias aqui dentro têm como única fonte de renda o trabalho feito com a reciclagem. É muito importante essa destinação correta e a adesão dos moradores da coleta seletiva”, finaliza.

Para saber os dias de coleta seletiva e quais os materiais são recicláveis, basta ligar para o telefone (11) 2429-6793 ou acessar o Facebook (facebook.com/cooperativadeitu). (Beatriz Pires)