Como manter os amortecedores do seu veículo em bom funcionamento

Evitar solos irregulares pode fazer com que a vida útil dos amortecedores – e do carro – seja preservada

A estabilidade e a segurança do veículo podem ser comprometidas se os amortecedores, que têm como principal objetivo manter os pneus estáveis em contato com o solo, estiverem desgastados.

Na hora de preparar uma viagem, é necessário revisar alguns fatores do carro, como água, óleo, balanceamento e amortecedores. Se o carro estiver apresentando ruídos e barulhos atípicos, balanços e trepidadas, é imprescindível verificar se os amortecedores estão funcionando corretamente. Até mesmo a aquaplanagem pode ser um problema se o amortecedor do carro estiver danificado ou em mau funcionamento. Em curvas, por exemplo, é possível que o carro apresente desequilíbrios e desvie para o acostamento na estrada, o que pode ser extremamente perigoso.

O proprietário do veículo também poderá ter um gasto a mais e não esperado se os amortecedores estiverem danificados, pois os pneus também sofrem as consequências, além dos terrenos irregulares, que se tornam os vilões da situação, já que o carro requer mais empenho e impacto.

Outro fator que faz a diferença para a vida útil dos amortecedores é revisar o conjunto de suspensão a cada 10 km. Mas se o veículo já possuir um histórico de quedas em buracos, é recomendado que a suspensão seja feita antes de atingir os 10 km. Os amortecedores remanufaturados, que não são testados e nem possuem selo de aprovação do Inmetro, devem ser evitados.

Para não acarretar prejuízos sérios nos amortecedores do carro, é recomendado que a velocidade seja reduzida em ruas com lombadas e muitas depressões. Dessa forma, evitará uma possível sobrecarga nas peças que sofrerão com o impacto do solo irregular. Ao realizar a troca de amortecedores, prefira fazer aos pares, pois se apenas um for trocado, há a possibilidade de haver um desequilíbrio técnico entre eles, o que pode prejudicar não apenas a vida útil das peças, mas a dirigibilidade do veículo.