Como trocar as manoplas de sua motocicleta

Na hora da troca, evite utilizar produtos de limpeza à base de óleo, pois eles podem fazer com que o equipamento fique escorregadio, podendo causar acidentes

As manoplas são acessórios importantes nas motocicletas, usadas para ajudar o motociclista a manter o controle da moto e ter um passeio seguro e confortável. Quando elas rasgam ou ficam gastas, devem ser substituídas.

Trocar as manoplas é muito simples, mas exige cautela e paciência. O primeiro passo é retirar os bar ends – peça fixada na extremidade do guidão – e manoplas anteriores. Isto pode ser feito de diversas formas dependendo dos modelos utilizados. Se for possível, retire-os puxando para fora com cuidado ou rosqueando com uma chave de fenda. Se as manoplas forem feitas de material maleável, corte-as com um estilete, tomando cuidado para não arranhar o metal. Caso queira manter a borracha inteira, tente descolar as manoplas da superfície colocando uma chave de fenda abaixo delas e levantando do metal até que possam ser puxadas.

Após, será necessário limpar o guidão para que as manoplas novas não fiquem em uma superfície suja. Limpe o guidão usando um pano com álcool ou removedor de adesivo. Essa limpeza irá retirar os resquícios de cola da manopla anterior. Não utilize produtos de limpeza ou lubrificantes à base de óleo para realizar esta limpeza, pois eles podem fazer com que a manopla nova escorregue do guidão, o que pode causar acidentes.

Para começar a instalação das novas manoplas, é preciso primeiro saber qual lado é o correto para cada uma delas. A manopla que tiver a entrada ligeiramente maior é para ser instalada no lado do regulador de pressão, normalmente à direita, mão do acelerador. A outra será instalada do lado esquerdo. Para os dois lados, a instalação será a mesma. Passe a cola especial para guidão, sem aplicar em excesso, e encaixe a nova manopla rapidamente para que a cola não seque. Caso prefira, é possível colar também com fita crepe ou esparadrapo. Deixe o lado da cola em contato com a manopla, passe detergente para que a manopla deslize na instalação e aguarde até que a peça fixe.

Após a instalação das manoplas, reinstale os bar ends como era anteriormente ou instale os novos bar ends em conjunto com a manopla. Aguarde a cola secar e deixe a moto parada por algumas horas até que o novo equipamento fique firme o suficiente – não deve escorregar.