Confira como foi a sessão ordinária da última semana na Câmara de Vereadores

Na sessão da semana passada, realizada no dia 27 de outubro, diversos projetos de lei foram votados. Em 2ª discussão, seria votado o projeto de lei nº 99/2020, que dispõe sobre a comunicação de ocorrências ou de indícios de violência doméstica e familiar nas dependências de condomínios residenciais. Mas, a pedido do autor Dr. Ricardo Giordani (PL), o mesmo foi adiado por 10 sessões.

Em 1ª discussão, foi aprovado o projeto do vereador Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania), que dispõe sobre a criação do projeto “Cão e Gato Social”, destinado aos animais de moradores de rua e pessoas em situação de rua de Itu. “O animal do morador de rua está doente e ele tem medo de comunicar a Zoonoses, porque acha que esse animal será recolhido e retirado dele”, comentou o autor.

O projeto garante o direito à castração gratuita, microchipagem e atendimento veterinário gratuito nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses de Itu e Posto da Zoonoses, visando a diminuição de cães e gatos nas ruas e o controle de natalidade dos cães e gatos de rua do município.

Normino da Rádio (Cidadania) elogiou o projeto. Enquanto Castanheira explicava, outros vereadores conversavam, o que deixou o autor da propositura irritado. “Quando tem projeto de outro colega sendo votado ou sendo explanado, esse vereador aqui fica quieto, fica ouvindo, fica prestando atenção”, disse o edil, reforçando a importância do PL para combater as zoonoses (doenças que são transmitidas de animais para humanos) na cidade.

Castanheira aproveitou o tempo para elogiar o prefeito Guilherme Gazzola (PL) pela realização do Espaço Pet “Dr. Marcio Quinteiro”, inaugurado em praça no bairro São Luiz. O vereador lembrou que ele, em 2015, foi autor do projeto que originou a lei para criação do Espaço Pet em Itu. “O prefeito está sendo sensível à causa animal”, disse ele.

De autoria dos vereadores Giordani e Mané da Saúde (PDT), foi aprovado em 1ª discussão o projeto de lei institui o “Projeto Pilates” na Clínica de Fisioterapia Reolando de Arruda Carneiro – Kindú em Itu. Também passou o projeto de Giva Silva (Cidadania) que dispõe sobre a denominação de via pública localizada no Jardim Villas do Golf como Rua Carmine Francesco Labanca (“Chico Labanca”).

Por último, foi votado o projeto de lei nº 109/2020, de autoria de Mané e Giordani, que autoriza o Executivo Municipal a contratar o serviço de hospedagem nas cidades que disponibilizam tratamento de oncológico contínuo regulados pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. O projeto passou por unanimidade. De oposição, o vereador Dr. José Galvão (DEM) lembrou uma indicação semelhante que fez, mas destacou que o PL é importante e votou a favor.

Na pauta da semana passada também estavam três projetos de denominação de vias públicas. Estes vão para sanção do Executivo. Já os projetos em 1ª discussão voltam a ser votados na sessão desta quarta-feira (04), a ser realizada a partir das 16h.