Confira o que foi votado na sessão da Câmara de Vereadores nesta semana

31ª Sessão Ordinária será realizada na próxima terça-feira, 19 de outubro, a partir das 16h, no Plenário da Câmara (Foto: Divulgação/Câmara)

A Câmara de Vereadores realizou na última quinta-feira (14) – uma vez que na terça-feira (12) foi feriado – a 30ª sessão ordinária do ano. Entre os projetos votados, destaque para o de Nº 73/2021, de autoria de Mané da Saúde (PDT) e Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania), que dispõe sobre instituir o programa de suporte psiquiátrico e psicológico aos servidores públicos atuantes no combate à Covid-19 em Itu.

O projeto passou em segunda discussão por unanimidade, e os autores agradeceram. Em seguida, foi aprovado, também em segunda discussão, o projeto de lei de autoria da vereadora Patrícia da Aspa (PSD) que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro aos animais que forem atropelados em Itu. A proposta recebeu uma emenda da própria autora.

Em primeira discussão, passaram os seguintes projetos por unanimidade: PL Nº 90/2021, de autoria do Dr. Marcos Moraes (PSL), que declara de utilidade pública a Igreja Batista do Calvário; PL Nº 93/2021, de José Galvão (DEM), que institui a Marcha de Prevenção ao Suicídio (a ser realizado no último sábado do mês de setembro); e o PL Nº 95/2021, de autoria do Executivo, que altera a redação de metas na lei que adequa o Plano Municipal de Educação.

O último projeto já havia tramitado na Câmara, mas o prefeito Guilherme Gazzola (PL) pediu a retirada. Maria do Carmo Piunti (PSC), que já havia levantado dúvidas na primeira vez, voltou a questionar alguns pontos da proposta. Célia Rocha (PL), ex-diretora de Educação, colaborou para tentar sanar os questionamentos do colega em aparte. A dúvida era em relação às datas citadas em trechos do projeto.

Palavra Livre

Durante a Palavra Livre, diversos vereadores destacaram o Dia do Professor e enalteceram o trabalho dos profissionais da educação, pedindo valorização. Já Patrícia da Aspa agradeceu o convite para representar a causa animal no Parlamento Regional. Normino da Rádio (Cidadania) destacou o 8 de outubro, quando celebra-se o Dia do Nordestino.

Eduardo Ortiz (MDB) leu uma carta do médico e ex-vereador Dr. Emerson Cury, em que ele aponta preocupação com o futuro da Santa Casa de Itu. No documento, o profissional relembra episódios desta e de outras gestões municipais e relata a insegurança dos funcionários, que estariam com medo de demissões. Na carta, Cury ainda pede “atuação firme” dos vereadores.

Ortiz agradeceu ao médico e disse para ele contar com seu trabalho para que não ocorra o fechamento da Santa Casa. O vereador também comentou novamente sobre a proposta de abertura da CEI (comissão especial de inquérito) para averiguar supostas irregularidades no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, dizendo que as denúncias que ele recebeu também seriam encaminhadas aos demais edis.

Dito Roque (PL), por sua vez, novamente teceu críticas ao governo federal, no tocante ao projeto de distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda. O decano ainda atacou o ministro da Economia Paulo Guedes, que cortou 90% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.