Conheça o pilates

Por Erika Kubota
Fisioterapeuta

“Você é tão jovem como a flexibilidade da sua coluna”. (Joseph Pilates)

Pilates é uma técnica que trabalha a mente e o corpo de forma global, promove a reeducação de movimentos através de exercícios que visam favorecer o bem-estar geral do praticante.

Os movimentos são realizados sem pressa e com bastante controle para afastar o estresse e a fadiga. O grande repertório de exercícios com poucas repetições e baixo impacto proporciona menos desgaste das articulações e dos músculos.

O pilates virou uma febre mundial, tido como exercício físico diferenciado. Tem em seus praticantes um perfil bastante diferenciado, porém, tornou-se comum a procura através de indicação médica para crianças, adolescentes, gestantes, idosos e para prevenir ou tratar as patologias da coluna vertebral, desde uma simples lombalgia até síndromes mais complexas.

Uma das grandes vantagens da prática é ser acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida.

Os princípios do método são: concentração, controle, centralização ou centro, movimento fluido, precisão e respiração. Esses princípios são responsáveis pela harmonização do organismo durante a prática; tonificação, força, equilíbrio, flexibilidade e alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, elegante e saudável.

Na Unyque, temos um studio completo, salas climatizadas e com aparelhos de primeira linha. Agende uma aula experimental, oferecemos um grande repertório de exercícios que podem ser realizados com aparelhos, acessórios e no solo.