Conscientização da adoção ocorre em Itu

GAAAI conta com advogados, adotantes e adotados em sua formação (Foto: Daniel Nápoli)

Na última quarta-feira (25) foi comemorado o Dia Nacional da Adoção, data que tem como objetivo promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade.

Durante a celebração da data, normalmente algumas organizações promovem atividades para conscientizar a população em geral sobre o funcionamento dos processos de adoção no Brasil. Em Itu, foi realizado no auditório do SECOM uma palestra que marcou a retomada do GAAAI (Grupo de Apoio aos Adotados e Adotantes de Itu). O grupo surgiu em 2014.

“Ele tinha uma outra diretoria e ficou inativo por conta de alguns membros terem se mudado [de cidade], inclusive um deles, que estava à frente, foi para a Alemanha. Agora, o grupo retorna com outra diretoria por conta da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB de Itu”, explica a presidente do GAAAI, a advogada Dra. Vanessa Sandy.

 “Um dos projetos da comissão era a retomada do grupo, diante da necessidade da população ituana de ter esse apoio”, destaca Vanessa, que prossegue. “Muitas vezes as pessoas que estão no processo de adoção ou que já adotaram acabam indo para cidades vizinhas para frequentar esses grupos de apoio”, conta ela.

Hoje o grupo é composto por advogados engajados na causa. “Nós estamos em quatro advogados. Além disso, nós temos uma psicóloga, que é a Dra. Cybele Micai, temos também duas pessoas que adotaram e temos também uma pessoa que foi adotada. Hoje ele tem mais de 50 anos e também compõe a diretoria do grupo”, acrescenta a advogada.

O evento

Durante o evento, foi apresentado aos presentes como surgiu o grupo e também o objetivo e a importância da retomada, além de ter sido apresentada a nova diretoria do GAAAI. Na palestra, a emoção tomou conta dos presentes com a apresentação de três históricos de adoção em épocas diferentes. Uma de um pai solo, a outra de um casal heterossexual em que o filho possui cardiopatia congênita e a outra de um casal homossexual que adotou seu filho em 2008.

O encontro contou a presença do presidente do SECOM e vice-prefeito de Itu, Luciano Ribeiro (PL), do presidente da OAB Itu, Dr. André Sbrissa, de Maria Célia Prévide [representando a Vara da Infância e Juventude de Itu], da Juíza de Paz Odila Sueli da Silveira Camargo e Alzira de Paula, secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social. Alzira comentou sobre o Programa Municipal de Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento, denominado “Amigo Legal”, de autoria do prefeito Guilherme Gazzola (PL).

O programa tem como objetivo oportunizar a convivência familiar e afetiva de crianças e adolescentes com remotas chances de adoção, favorecendo e estimulando o desenvolvimento de vínculos quer sejam simbólicos, afetivos e sociais que assegurem seu desenvolvimento de forma sadia e garanta o direito inalienável da convivência familiar.

Ao JP, Alzira comentou sobre a importância da retomada do GAAAI, que tem como objetivo desmistificar a adoção e ter essa troca de experiências entre as pessoas, ter um lugar que as pessoas possam procurar e ter apoio. “Muito importante essa retomada. Nós precisamos ampliar o olhar para essas crianças que estão acolhidas e com esse grupo eu tenho a certeza que a nossa sociedade vai ver melhor a adoção”, afirma.

“A gente percebe que muitas pessoas ainda têm um preconceito muito grande em relação às crianças de acolhimento e por esse motivo não buscam a adoção, então, com a retomada, existe a possibilidade de nós trocarmos experiências com estas pessoas que querem adotar. Aquele que vem para adotar tem muitas dúvidas e é necessário haver um grupo de pessoas que discuta sobre esse tema para que essas famílias se sintam mais confortáveis nesse processo”, destaca a secretária.

Alzira afirma que, anualmente, por volta de cinco crianças são adotadas em Itu. “Existe um trabalho que é primordial no acolhimento, que é a reaproximação com a família. Esse é o primeiro passo. Essa criança só vai para a adoção quando tiver esgotadas todas as possibilidades de que esses vínculos que foram rompidos com a família de origem não se consiga mais, aí sim esgotadas essas possibilidades ela vai para a adoção”, conta.

“É importante conscientizar o que é a adoção consciente, responsável. Porque muitas vezes nós tivemos crianças que foram adotadas e depois foram devolvidas, ou seja, a pessoa não estava preparada para esse papel e isso é uma marca muito profunda para uma criança. Ela vai se sentir rejeitada novamente. Cada vez que isso acontece com uma criança, voltam os traumas. Existe um sofrimento emocional muito grande”, prossegue Alzira.

A secretária esclarece que na cidade existem muitas crianças que conseguem retomar esses vínculos e voltam para as famílias de origem. Mais informações sobre o GAAAI podem ser obtidas pelo Instagram: gaaai_itu; Facebook: GAAAI- Grupo de Apoio aos Adotados e Adotantes de Itu; ou telefone: (11) 96053-2005.

Já para obter mais informações sobre a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento e a respeito do Programa de Apadrinhamento: (11) 4013-0202 / 4022-0625 / 4025-5491 ou e-mail: promosocial@itu.sp.gov.br.