Consórcio do Piraí se reúne e obras da barragem estão mais próximas da realidade

A construção da barragem do ribeirão Piraí está bem mais próxima de se tornar realidade. O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirp) se reuniu, na manhã da terça-feira (24), com as presenças do presidente, Nilson Gaspar, prefeito de Indaiatuba, e do vice-presidente, o prefeito de Salto Geraldo Garcia, além de representantes das prefeituras de Itu e Cabreúva, para tomar decisões importantes a respeito da obra.

Durante a reunião do Conirp, foi decidido o tipo de vertedouro que será construído na barragem dentre duas opções. A alternativa escolhida foi o vertedouro de soleira livre tipo labirinto. Os vertedouros sem comportas têm maior largura total, produzem menores vazões efluentes e são de construção mais simples.   Além disso, oferecem uma abertura mais ampla, tem sua operação totalmente automática e um custo de manutenção ínfimo. Os chefes do Executivo e os técnicos presentes ainda trataram das prospecções arqueológicas nas áreas da futura represa. A iniciativa busca avaliar se existem vestígios históricos importantes nestes locais, que abrangem os quatro municípios.

Outra ação que deve ser iniciada é o incentivo à participação da comunidade para tratar da futura represa Piraí. Em Salto, o prefeito Geraldo Garcia se incumbiu de realizar evento no teatro para estudantes com o objetivo de abordar este assunto.

“Foi uma reunião muito produtiva, pois teve encaminhamentos concretos. Vejo com otimismo que começaremos a envolver as comunidades. O sonho de ter a represa de Piraí, que vem desde 1998, começa a se tornar realidade. Méritos do Gaspar, que fez a represa de Indaiatuba e trouxe todo o conhecimento”, destacou o prefeito de Salto.