“Contos da Tia Gelse” é lançado em manhã de autógrafos

A eterna educadora Gelse Dovich Gourlart falou sobre a emoção vivenciada com a realização do projeto (Foto: Daniel Nápoli)

A Escola Convenção de Itu recebeu, na manhã do último sábado (11), o lançamento do livro “Contos da Tia Gelse”, de Gelse Dovich Goulart, uma realização da Mirarte Editora, com o apoio cultural do Colégio Almeida Junior e das Empresas Maggi. A obra, com ilustrações de Beto Nascimento, reúne os melhores contos criados por Gelse, com as quais encantou milhares de pequenos estudantes ao longo de décadas dedicadas à Educação.

Os contos foram publicados pela primeira vez em 1987, no suplemento infantil “Mundo Criança”, comandando por Edson Goulart, filho de Dona Gelse, no Periscópio. As histórias, sempre com um fundo moral, não revelavam a verdadeira autora, pois Gelse se recusava a colaborar se o seu nome fosse exibido. Por isso, seus textos foram publicamos sob o pseudônimo de Tia Leca.

Com 40 páginas, a obra é um estímulo à leitura para crianças recém-alfabetizadas ou mesmo à literacia familiar. Conta ainda com 18 desenhos no estilo line art para serem coloridos pelos pequenos leitores. Há anos encabeçando o projeto, Edson Goulart falou a respeito. “Esse é um projeto antigo meu. Estive conversando com a Rose Ferrari, da Mirarte, para que conseguisse viabilizar esse projeto. Fomos pegando opções de tecnologia de impressões e agora, enfim, graças a Deus, a gente conseguiu viabilizar isso. Uma surpresa para Dona Gelse”.

Além de homenagear sua mãe, Edson destaca que a ação tem como objetivo fazer com que as novas gerações conheçam os contos. “Esse foi um dos propósitos mais profundos desse trabalho, porque ela vem de uma época em que os contos sempre tinham um fundo moral, ela sempre tentou passar isso, o sentido da vida, as coisas mais alegres, lições de moral e isso que eu achava bonito e sinto que isso se perdeu ao longo do tempo”.

Fundadora e diretora da Mirarte, a jornalista Rose Ferrari também falou sobre o projeto. “A Editora Mirarte existe há 10 anos e desde o primeiro ano de vida o Edson teve interesse em tornar aqueles contos um livro. Mas desde então a gente vem tentando viabilizar, porque um livro infantil não é uma coisa barata, geralmente livro infantil é mais colorido, precisa de uma ilustradora”. Mas, com a tecnologia de impressão por demanda e apoio de patrocinadores, o projeto se tornou realidade. Rose comenta ainda que o lançamento é algo renovador.

“Lançar livro infantil é a melhor coisa do mundo. Porque nós estamos formando novos leitores, é na infância que se aprende a ler, que se toma gosto. Toda vez que que eu faço um livro infantil, minha esperança na leitura, na difusão da leitura, cresce mais. E as histórias que a Tia Gelse traz são histórias assim que toda criança precisaria ter lido, são ensinamentos para a vida e isso foi muito bom. Me sinto honrada por trazer esses contos e registrar isso para a posteridade”.

Surpreendida, Dona Gelse, também falou à reportagem. “Eu fiquei ao mesmo tempo feliz e triste. Tenho 91 anos, não tenho mais idade para enfrentar todos esses abraços e manifestações, mas fiquei muito feliz em rever pessoas de muito tempo, alunos”. Sobre a importância da obra, a eterna educadora destaca. “Quando se imprime [o livro], acaba passando para as próximas gerações”. A obra está à venda por R$ 39,90 pelo sistema POD (Print On Demand), nos mais importantes marketplaces do país.