Contra febre maculosa, Instituto Biológico visita parques de Salto

Coletas ocorreram na última quinta-feira, em dois parques do município/ Foto – Prefeitura de Salto

Na última quinta-feira (16), o  Instituto biológico de Campinas esteve em Salto em reunião com o prefeito Geraldo Garcia (PP), o secretário da Saúde Dr. Flavio Vitale, o secretário do Meio Ambiente César Piva, a equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Zoonoses e  representantes da empresa Toyogo para a apresentação dos testes realizados com agentes biológicos que atuam no combate ao carrapato-estrela.

Durante o encontro, além da apresentação da pesquisa, por parte do Instituto, Garcia discutiu ações que podem ser incluídas ao que já vem sendo feito pela Prefeitura.

Na ocasião, os técnicos do Instituto, acompanhados da equipe de Zoonoses e o secretário do Meio Ambiente, visitaram o Parque do Lago e o Parque Rocha Moutonnée para a análise. A técnica de captura dos carrapatos acontece por meio do uso do produto químico CO2, que os atrai, sendo então levados vivos para estudos. O material colhido deverá ser analisado em até 15 dias.

A visita acontece após a morte da estudante Laura Bertajoni Vicente, de 15 anos, no dia 29 de julho, nove dias após ter sentido os primeiros sintomas da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela.