Contrariando recomendação, ato em favor de Bolsonaro é realizado em Itu

Por André Roedel

Manifestantes pró-Bolsonaro se reuniram em frente ao prédio do Regimento Deodoro
(Foto: Redes sociais)

Cerca de 50 manifestantes se reuniram no Centro de Itu na manhã do último domingo (15), em defesa do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com publicação feita pelo Movimento Conservador de Itu no Facebook, a adesão dos participantes do ato foi espontânea.

“Neste domingo (15/03) por volta das 10:00, algumas pessoas começaram a comparecer expontaneamente (sic) à praça do Carmo em Itu para deixarem registrado seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Os apoiadores do presidente tiveram a livre iniciativa de cantar o hino nacional brasileiro e posteriormente fazer uma caminhada até a frente do quartel onde o ato foi encerrado cantando novamente o hino nacional por volta das 11:00”, publicou o movimento.

A adesão ao ato, que também ocorreu em outras cidades do Brasil, contrariou a recomendação do próprio Bolsonaro e dos organizadores. Em pronunciamento feito em rede nacional na quinta-feira (12), o presidente declarou que “os movimentos espontâneos e legítimos marcados para o dia 15 de março atendem aos interesses da nação”, mas que, “precisam, no entanto, diante dos fatos recentes, ser repensados. Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservadas”.

Um ofício enviado à redação do jornal Periscópio na sexta-feira (13), assinado pelo diretório do pré-candidato a prefeito de Itu Capitão Dias (Democracia Cristã), informou o cancelamento da manifestação em Itu. “Será muita irresponsabilidade se qualquer Organização realizar essa manifestação”, encerra o documento, que afirma que “temos que pensar no bem da população”.

Além de entoarem o Hino Nacional, os manifestantes de Itu – em sua maioria vestindo camisas verde-amarelas – levaram cartazes e bandeiras do Brasil. Uma grande faixa com os dizeres “RESERVISTAS NÓS APOIAMOS BOLSONARO F%$#-SE” também foi levada pelos participantes do ato.

Repercussão
Na publicação do Movimento Conservador, que também compartilhou foto do ato realizado em Sorocaba, a repercussão foi crítica. Foram mais de 500 comentários, em sua maioria criticando o fato de o presidente ter descumprido o protocolo médico (ele testou negativo para coronavírus, mas foi recomendado a adotar o isolamento por sete dias até novo teste ser realizado).

“Ao agir desta maneira, Bolsonaro comete novo crime de responsabilidade, ferindo a impessoalidade e o decoro do cargo”, escreveu uma internauta na postagem. Teve quem ironizasse a quantidade de pessoas presentes. “Essa quantidade não lota nem o trenzinho turístico que roda na cidade”, comentou outro internauta. Capitão Dias, por sua vez, enalteceu o ato. “Parabéns a todos pela manifestação. E viva o Bolsonaro”.

2 comentários em “Contrariando recomendação, ato em favor de Bolsonaro é realizado em Itu

  • 18/03/2020 em 21:57
    Permalink

    Deus nos livre desse sujeito .

  • 21/04/2020 em 08:13
    Permalink

    E lamentável que não se divulgue as a manifestações, nunca consigo apoiar sempre fico sabendo após.

Os comentários estão desativados.