Convenção: a revitalização de um patrimônio que marcou gerações

Daniel Nápoli

Fachada do “Convenção de Itu”

Neste domingo (02), a cidade de Itu ganhou um presente em seu aniversário de 410 anos: trata-se da entrega da revitalização do prédio da escola “Convenção de Itu”. Agora denomina Escola Municipal em Tempo Integral “Convenção de Itu” – Rede Saber Unidade II, o espaço abrigará 280 alunos do primeiro ao quinto ano, que ficarão no local de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Desocupado em 2011 devido a precariedade de sua estrutura, o prédio inaugurado em 1927 e ampliado no ano de 1961 abrigou diversas gerações de ituanos, que passaram pela instituição de ensino originalmente denomina Grupo Escolar “Convenção de Itu”.

Antes de se dirigir para o clássico prédio, a escola se instalou de 1916 (ano de sua fundação) até 1929 no antigo sobrado onde atualmente abriga a Escola Estadual “Regente Feijó”. Desde 2011, a instituição que se tornou municipal no ano de 2006 se encontrava na Rua Sorocaba, 119. Para o restauro do prédio foi investido cerca de R$ 1,9 milhões.

Recordações
A confirmação da reforma, iniciada em julho do ano passado, comoveu a cidade que durante anos esperou por uma intervenção em um prédio de enorme valor sentimental para quem ali estudou. Entre eles está o presidente da Associação Atlética Ituana, Marcelo Buchignani.

Presidente da Associação Atlética Ituana, Marcelo Buchignani

Filho de Natal Buchignani, ex-professor da instituição, Marcelo possui história na escola também por ter ali estudado. “Eu fiz parte, não só eu, mas muitos ituanos fizeram parte desse colégio tão importante, um patrimônio histórico de nossa cidade. Graças a Deus agora está revitalizando, reconstruindo um patrimônio”, comenta com alegria.

“A escola foi de grande importância na vida de muitas pessoas. Só tenho a agradecer pela reativação, que foi uma luta muito grande. A gente vem sempre cobrando e graças a Deus esse ano, no aniversário de Itu, a gente vai conseguir reativar esse espaço tão importante de nossa cidade”, diz emocionado.

Também ex-aluno do Convenção, o secretário municipal de Educação Walmir Scaravelli falou ao JP. “A gente percebe que há um grau de satisfação muito grande de grande parte das pessoas que estudaram por aqui e o fato de agora essa escola estar voltando é interessante porque ela não vai ser uma simples escola, ela vai ser uma escola de tempo integral, uma coisa muito desejada pelos pais e alunos”, comenta.

Além da entrega do prédio reformado do Convenção, que atenderá 280 alunos, será feita a entrega da ampliação da unidade I da “Rede Saber”, na Rua Sorocaba, que passará a atender 620 estudantes. Com isso, mil alunos estarão na Rede Municipal de Ensino Integral.

Secretário Municipal de Educação Walmir Scaravelli ao lado do prefeito Guilherme Gazzola em uma das salas reformadas da escola

O prefeito Guilherme Gazzola também falou sobre a entrega do “Convenção”. “É primeiro um resgate de toda a história. O ‘Convenção’ faz parte da vida, da história da cidade. Segundo, da história da própria educação de Itu, foi um marco. É difícil você não encontrar em alguma família que há tempos mora na cidade quem não tenha passado pelo Convenção”.

Gazzola complementa. “O ‘Convenção’ é o símbolo significativo do que a gente imagina o que é governar, literalmente investir em educação, valorizar a história e acreditar no futuro, que é o período integral”.

Encontro de gerações
Visitando as obras em fase de conclusão, a professora e atriz Liliane Navarro, bastante emocionada, recordou a trajetória de sua família, que passou pela instituição de ensino naquele mesmo prédio.

“Minha avó materna (Yolanda Tasca Castelan, já falecida) estudou aqui. Em 2003 iniciei meu trabalho de teatro infantil. Sou muito grata pela oportunidade que eu tive aqui, foi onde começou meu trabalho de teatro com crianças. Participávamos do Programa Estudantil de Teatro 2003 e 2004, mas mesmo não acontecendo mais, continuamos com o grupo de teatro até o fechamento do prédio. Sou muito grata por essa experiência que eu realizo até hoje”, conta.

José Francisco, sua filha Liliane e o neto Lucas: três gerações que se orgulham de ter passado pela Escola “Convenção de Itu”

Pai de Liliane, o aposentado José Francisco Navarro Sanches, de 69 anos, recorda o período em que estudou no “Convenção”. “Entrei em 1959 e estudei por dois anos aqui. Estudava na parte da manhã e à tarde tinha um carrinho e vendia pipoca e amendoim na praça em frente à escola”.

Bisneto de Yolanda, neto de José Francisco e filho de Liliane, o desenhista Lucas Navarro Bussaglia, de 20 anos, estudou na escola entre 2007 e 2010. “Integrei a última turma deste prédio. Tenho boas lembranças daqui, foi uma época muito boa da minha vida e entrar aqui, ver tudo reformado, é bem legal”.

Liliane, que ainda teve o irmão Levi Castelan Rodrigues estudando no “Convenção”, explica o que sentiu ao ver o prédio reformado. “Nós temos um tijolinho aqui, ver isso fechado é como se um pedacinho da gente estivesse morrendo, um pouco da memória. Agora tenho esperança de ver meus netos estudando aqui, um dia”.

Resgate
Ex- aluno da instituição, o auxiliar de Recursos Humanos Matheus Batalha, de 29 anos, comemora a reinauguração. “Fico muito feliz com a reutilização de um prédio tão importante para Itu, e que marcou minha infância. Tenho ótimas lembranças, fiz amigos e tive excelentes professores. A cidade ganhou um presente”.

A jornalista Beatriz Pires, de 23 anos, é outra que enaltece as obras. “O ‘Convenção’ sempre foi uma referência para mim. Meu pai e minhas tias estudaram lá, então, ter a oportunidade de estar ali também foi como se eu estivesse mantendo uma tradição. Muito além de recuperar a arquitetura e a história do prédio, acredito que o restauro do ‘Convenção’ seja um resgate de memórias de várias gerações”, relata.

Beatriz acrescenta. “Minhas melhores lembranças de infância são de lá. Nessa escola eu aprendi a ler, escrever e tantas outras coisas, além de ter feito amizades que duram até hoje. Por isso ela é tão importante na minha vida e tenho o maior orgulho em dizer que estudei lá. Me sinto emocionada em saber que ela continuará a fazer parte da história e da memória de tantas outras crianças que vão passar por ali”, conclui.

A professora aposentada Lucia Helena Gevaerd Vitiello relembra o período que lecionou na instituição. “Lecionei por 17 anos no ‘Convenção’ e tive a alegria de ver meus filhos estudando ali também. É uma alegria muito grande ver o prédio reformado, como também é uma alegria muito grande para mim ver que alunos meus se tornaram adultos bem sucedidos”, conclui.

Uma das salas reformadas da instituição

Obras
Um prédio antigo, com sua estrutura deteriorada, requer muitos cuidados. Ao Periscópio, o engenheiro Cristiano Rogério Spinoso falou sobre os desafios da obra.

“O trabalho maior foi na questão de altura. O prédio tem praticamente 15 metros. Foi utilizada uma plataforma elevatória para o pessoal fazer o restauro da parte de cobertura, o telhado a estrutura do telhado, forro, recuperação de toda a parte de assoalho, descupinização do madeiramento da  cobertura, da estrutura do piso”, conta.

Segundo ele, foi substituído todo o forro, feita a recuperação também das portas, da parte de revestimento e do reboco das paredes.