Coral Vozes de Itu realiza mais um concerto histórico neste domingo

Apresentação gratuita acontece no Mercado Municipal de Itu (Foto: Arquivo)

Neste domingo (18), às 10h, o Coral Vozes de Itu voltará às atividades presenciais com um concerto histórico. A iniciativa conjunta com o Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu e Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu revela a obra musical de um dos mais conhecidos artistas plásticos paulistas do século XIX, Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra.

Somente em 2018 a música sacra desse compositor nascido em Itu em 1812 foi conhecida integralmente e está sendo restaurada no Museu da Música – Itu. Os originais pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo. 

Miguel Dutra viveu nesta cidade até os 35 anos. Depois morou dois anos em Itatiba e se radicou em Piracicaba, onde foi um agente cultural importante. Morreu em 1875 deixando importante obra memorialística. Atuou em muitas frentes artísticas, das artes plásticas à construção de pianos.

No concerto as quinze obras musicais serão apresentadas em diálogo com uma narrativa histórica sobre a vida e o tempo do compositor. As músicas foram escritas entre 1828 e 1858 para as cerimônias religiosas do ciclo festivo católico.

Preocupada com a saúde de seus cantores e do público, a diretoria da Associação Cultural Vozes de Itu tomou medidas importantes. Neste primeiro concerto o grupo será reduzido, com dez cantores que estão se preparando há três semanas com todos os cuidados de higiene e distanciamento.

Foi desenvolvida uma máscara de proteção, de uso obrigatório no Estado de São Paulo, com tecido que não distorce o timbre das vozes participantes e permite a articulação do maxilar e lábios para a colocação das diversas vogais, sobretudo nas notas agudas. Os cantores estarão com certo distanciamento, o que ocorrerá também em relação ao público.

O concerto faz parte da série Concertos Históricos de Itu e tem entrada franca.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *